COLUNISTAS
 

ARMANDO AVENA - NO BRASIL REMÉDIO TEM GRIFE
LUCAS LEAL - PANORAMA DA SEMANA
ADARY OLIVEIRA - ACREDITE SE QUISER


BUSCA
 



ENTREVISTAS
 


ROBERTO DURAN - PRESIDENTE DA SALVADOR DESTINATION


SEU INVESTIMENTO
 


PAÍS TERÁ DE CRESCER 3% PARA GARANTIR FOLGA FISCAL, DIZ BANCO




FRASE DO DIA
 



“Dos nomes ventilados, o melhor é Lula. E, se ficarmos juntos com Lula, Cacá fica junto também!”.


João Leão, vice-governador da Bahia (PP),


Colocando fim à celeuma criada após declarações de seu filho, Cacá, sobre um possível apoio ao presidenciável Rodrigo Maia (DEM)









ARTIGO
 
26/12/2017 12:22
LUCAS LEAL - PANORAMA DO MERCADO: ÚLTIMO DO ANO
Este é o último Panorama do ano, estaremos de volta em 13 de janeiro!

Tivemos uma semana de recuperação para bolsa brasileira, os investidores foram as compras, levando o Ibovespa a terminar o período em alta de +3,55%. O ano de 2017 tem sido igualmente positivo e, salvo uma mudança brusca na última semana, deve terminar com valorização superior a 20% (até sexta-feira 22-12-17 o nosso principal indiciador acionário acumulava alta de 24,84%).
 
No Brasil, tivemos um ano que pode ter marcado o início da recuperação econômica, a inflação ficou sob controle, o desemprego teve leve melhoria, o crescimento do PIB, apesar de tímido, foi maior do que o esperado, ficando em território positivo apos dois anos seguidos de recessão Além disso, a taxa Selic foi reduzida a 7% menor patamar histórico já alcançado, favorecendo a retomada dos investimento. Por outro lado, a grave crise política foi nosso maior empecilho para uma recuperação ainda maior, os principais destaques da política foram: a condenação do ex presidente Lula e a delação do Joesley, que quase derrubou o presidente Temer e balançou fortemente os mercados (com direito a circuit break no histórico 18-05-17).
 
Nos cenário internacional, tanto os EUA quanto a Europa continuaram o processo de recuperação econômica, o que contribui para que as bolsas americanas navegassem por quase todo ano em patamar de máxima histórica. Na China, o ritmo de crescimento perdeu força, mas manteve-se dentro das expectativas do mercado, sem grandes sustos.
 
Para o ano que se inicia, no Brasil, espera-se que a recuperação econômica continue, a projeção atual é que o PIB avance mais de 2,5% em 2018, o principal destaque deve ser o processo eleitoral que pode trazer bastante volatilidade para o mercado. No cenário internacional, a expectativa é que os principais Bancos Centrais da Europa e EUA comecem a adotar uma política mais restritiva, através da elevação da taxa de juros e retirada dos incentivos a economia.


 


 
Momento do Mercado

Durante a semana, o Ibovespa mostrou força e rompeu tanto a média de 21 dias, quanto a LTB, finalizando o período na resistência dos 75,3 mil pontos. O movimento foi positivo, a tendência de baixa foi desfeita e ao que tudo indica os preços devem ir em busca da máxima histórica.
 
Caso a resistência dos 75,3 mil pontos seja rompida o próximo objetivo estará nos 77 mil pontos.
 
Caso os 73 mil pontos seja perdido, o cenário positivo será desfeito.


Feliz Natal e Bons Investimentos,


Lucas Leal
lucas@officeinvestimentos.com.br

 

Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 709/710 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3565 - 2888