COLUNISTAS
 

ARMANDO AVENA - NO BRASIL REMÉDIO TEM GRIFE
LUCAS LEAL - PANORAMA DA SEMANA
ADARY OLIVEIRA - ACREDITE SE QUISER


BUSCA
 



ENTREVISTAS
 


ROBERTO DURAN - PRESIDENTE DA SALVADOR DESTINATION


SEU INVESTIMENTO
 


PAÍS TERÁ DE CRESCER 3% PARA GARANTIR FOLGA FISCAL, DIZ BANCO




FRASE DO DIA
 



“Dos nomes ventilados, o melhor é Lula. E, se ficarmos juntos com Lula, Cacá fica junto também!”.


João Leão, vice-governador da Bahia (PP),


Colocando fim à celeuma criada após declarações de seu filho, Cacá, sobre um possível apoio ao presidenciável Rodrigo Maia (DEM)









ARTIGO
 
12/12/2017 00:00
LUCAS LEAL - PANORAMA DO MERCADO: ALTA VOLATIVIDADE
Tivemos uma semana de alta volatilidade para a bolsa brasileira, a montanha russa foi ligada, levando o Ibovespa a fortes oscilações diárias, mas o resultado final do período foi positivo, apresentado alta de +0,65%.
 
No Brasil, o Banco Central efetuou mais um corte de 0,50% na Selic, levando a taxa para 7% ao ano, no comunicado divulgado após a reunião de quarta-feira, a Autoridade Monetária deixou aberto a possibilidade de mais um corte no próximo encontro. Na perspectiva inflacionária, o IPCA de novembro avançou 0,28%, o acumulado no ano está em 2,50%,
 
Na Europa, após seis meses de negociação, a União Europeia fechou acordo com o Reino Unido sobre o Brexit, abrindo caminho para um pacto comercial. Nos Eua, a Câmara aprovou o prazo para negociação do teto da dívida até o dia 22 de dezembro, além disso, a divulgação do relatório do emprego mostrou que a maior economia do mundo continua forte e criou 228 mil vagas de emprego.
 
Na semana que se inicia, no Brasil, teremos a Ata da divulgação do Copom. Na Europa, o destaque será a reunião do Banco Central Europeu.
 
 
 
Momento do Mercado

O Ibovespa fez um fundo nos 72 mil pontos e iniciou um movimento de repique que ganhou muita volatilidade ao encontrar a média móvel de 21 dias, nos quatro últimos pregões da semana os preços testaram esse patamar. Já podemos identificar que o Ibovespa está preso num arriscado canal de baixa (ver gráfico), mas o cenário irá ficar ainda mais arriscado se o suporte dos 71 mil pontos for perdido, o que trará força para a tendência de baixa.
 
Caso a média móvel de 21 dias seja rompida, o movimento de alta terá como objetivo os 74,5 mil pontos.
 
Caso o suporte do 71 mil pontos seja perdido, o próximo objetivo permanece nos 69 mil pontos.



Bons Investimentos,


Lucas Leal
lucas@officeinvestimentos.com.br

 

Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 709/710 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3565 - 2888