COLUNISTAS
 

JOSÉ MACIEL - PÁTRIA CHEGA AO OESTE BAIANO
LUCAS LEAL - PANORAMA DO MERCADO: ALTA VOLATIVIDADE
ARMANDO AVENA - OS PRESIDENCIÁVEIS DA BAHIA


BUSCA
 



ENTREVISTAS
 


RICARDO ALBAN - PRESIDENTE DA FIEB


SEU INVESTIMENTO
 


BITCOIN BATE US$ 18 MIL APÓS ESTREAR NA BOLSA DE CHICAGO




FRASE DO DIA
 


"Se fosse fácil já teria votado.Vamos fazer todo o esforço para (a votação) ser na próxima semana”

Henrique Meirelles
Ministro da Fazenda do Brasil, falando sobre a votação da previdência  

 

 








ARTIGO
 
22/05/2017 09:35
JOSÉ MACIEL - BAHIA PODERÁ TER INVESTIMENTO DE R$ 160 MILHÕES

 

Embora o momento de agravamento da crise política brasileira coloque os empresários em compasso de espera quanto a novos investimentos, não se pode deixar de repercutir uma notícia veiculada pelo Valor Econômica acerca de possível inversão em calcário agrícola,  em sua edição de 6 de abril último.
 
 Conhecido como grande grupo com atuação na mineração e na área de de cimento,  dentre outros ramos, o grupo Votorantim ( Cimentos ) pretende consolidar-se como grande "player" também na  área de calcário agrícola, importante insumo utilizado na correção da acidez dos solos,  problema este presente por exemplo  nas terras de cerrado.
 
 O citado grupo controlado pela família Ermírio de Moraes  cogita investir 160 milhões de reais na fábricas atuais e em duas novas fábricas, visando duplicar até 2021 sua fatia no mercado, hoje na casa de 8%.
 
Antenado com a expansão significativa do do setor agropecuário, principalmente na região do MATOPIBA, e tendo em conta a queda da demanda do mercado da construção civil,  a Votorantim Cimentos decidiu enveredar por esse caminho, aportando recursos nas usinas já existentes e construindo duas  novas fábricas,  uma talvez na região baiana de Luis Eduardo Magalhães e outra no Pará. Talvez seja o caso (se é que já não está  fazendo) de o governo baiano  adotar uma postura proativa, partindo para o corpo a corpo com a empresa para efetivar essa intenção de investimento na Bahia.
 
Para reforçar essa ideia, lembramos que o governo australiano enviou recentemente ao Brasil uma missão com o objetivo de atrair empresários brasileiros para investir  na região norte daquele país, especialmente na agropecuária. Então, uma postura proativa nesses casos pode ser uma atitude oportuna.

 
 

 José Maciel
 Consultor Legislativo e doutor em Economia pela USP.
E-maill:  jose.macielsantos@hotmail.com


Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 709/710 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3565 - 2888