COLUNISTAS
FRASE DO DIA

"Nem me esperou chegar de Brasília, Correria? Vai ter que andar comigo no metrô, do Iguatemi ao CAB. Estamos juntos. Nada resiste ao trabalho"

Otto Alencar
Senador comentou a postagem do Facebook do governador Rui Costa indo trabalhar de metrô

NOTÍCIAS
23/05/2017 11:23
DEMANDA POR CRÉDITO DO CONSUMIDOR CAI 2,3% EM ABRIL


A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 2,3% em abril com ajuste sazonal frente a março, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Já na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (maio de 2016 até abril de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve desaceleração da queda (0,9 p.p. frente ao resultado de março), atingindo -8,5%. Já na análise interanual (contra o mesmo mês do ano anterior) houve queda de 0,6%.

Considerando os segmentos que compõem o indicador de Demanda por Crédito do Consumidor, a avaliação em 12 meses mostrou que nas instituições financeiras houve queda de 13,4%, enquanto para o segmento não-financeiro a diminuição foi de 5,4%. Apesar de algumas melhorias econômicas já em curso, os resultados da tendência do indicador ainda demostram uma demanda por crédito fragilizada.

Fatores como altas taxas de juros, rendimentos reais negativos e desemprego elevado ainda se mostram como variáveis condicionantes deste cenário que impõe maior cautela e aversão ao consumo por parte das famílias. Apesar disso, a perspectiva de redução de juros e de inflação deverá aumentar a confiança dos agentes e, consequentemente, contribuir para a retomada do crescimento da procura por crédito a partir do segundo semestre deste ano. Abaixo a tabela contendo o resumo dos dados apresentados.

O indicador de Demanda do Consumidor por Crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista SCPC por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.





.............................................................................................................................................................................................................................................
23/05/2017 11:01
PRÉVIA DA INFLAÇÃO DE SALVADOR É DE 0,02% EM MAIO, DIZ IBGE

 


Ao contrário do que ocorreu no país, índice em Salvador desacelerou em relação a abril (0,11%) e ficou bem abaixo do verificado em maior de 2016 (1,13%). Foi a menor variação positiva entre as áreas pesquisadas; No acumulado nos 12 meses encerrados em maio (3,68%) também houve desaceleração e a prévia da inflação na RM Salvador passou a ser menor que a média nacional (3,77%). No ano de 2017, porém, o aumento dos preços em Salvador ainda acelera levemente, para 1,54%, mantendo-se acima da média (1,46%);

Influenciados pelos medicamentos (2,10%), Saúde e cuidados pessoais (0,94%) volta a ter o maior aumento de preços entre os grupos de despesas e, ao lado de Habitação (0,48%), ajuda a puxar prévia da inflação para cima Assim como havia ocorrido em abril, reduções nos combustíveis (-2,99%) levam grupo Transportes a ter a principal variação negativa (-0,89%) e a ser o que mais ajudou a conter o IPCA-15 de maio. Num movimento contrário à média nacional, em maio, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) na Região Metropolitana de Salvador ficou em 0,02%, desacelerando frente à variação de abril (0,11%) e se situando bem abaixo do 1,13% registrado em maio de 2016.

A prévia da inflação na RM Salvador ficou abaixo da média do país (0,24%) e foi a menor dentre as áreas com variações positivas. As regiões metropolitanas de Belém (-0,04%) e Goiânia (-0,22%) registraram deflação, enquanto São Paulo (0,38%) e Recife (0,65%) tiveram as taxas mais altas. No acumulado em 12 meses, o IPCA-15 da Região Metropolitana de Salvador está em 3,68%. Também desacelerou em relação à variação acumulada nos 12 meses encerrados em abril (4,84%) e passou a ficar abaixo da média nacional (3,77%). No ano de 2017, porém, o índice ainda acelera levemente. Ficou em 1,54%, pouco acima do acumulado até abril (1,52%) e se manteve mais alto que a média para o total das áreas pesquisadas (1,46%). Entretanto, o IPCA-15 da RM Salvador neste ano (1,54%) continua num patamar bem abaixo do acumulado de janeiro a maio de 2016 (4,75%).
 

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
23/05/2017 10:50
ROGER MOORE, ATOR DE '007', MORRE AOS 89 ANOS

 


O ator Roger Moore, famoso por seu papel como James Bond na franquia de filmes "007", morreu aos 89 anos nesta terça-feira (23) na Suíça. A família do ator enviou um comunicado pelo Twitter e afirmou estar devastada. Ele sofria de um câncer.

"É com o coração pesado que nós anunciados que nosso amado pai, Sir Roger Moore, faleceu hoje na Suíça após uma curta, mas brava, batalha contra câncer. O amor com que ele foi cercado em seus dias finais foi tão grande que não pode ser quantificado em apenas palavras”, escreveram seus filhos Deborah, Geoffrey e Cristian.

Nascido em Londres em 1927, Moore trabalhou como modelo até o começo dos anos 1950. Depois disso assinou um contrato de sete anos com a MGM, mas suas produções iniciais não fizeram muito sucesso. A fama só veio com seu papel como Ivanhoé, na série britânica “O Santo”, entre 1962 e 1969, e como Brett Sinclair, em “The Persuaders”.

A carreira como James Bond começou em 1973, no filme “Só Viva e Deixe Morrer”. Moore tinha a árdua missão de substituir Sean Connery, que encarnou o espião por quase uma década. Moore encarnou o 007 em seis filmes e foi o ator a encenar o agente secreto por mais tempo: durante 12 anos. (G1)

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
23/05/2017 10:44
MORO SE COMPARA A ELIOT NESS EM PROGRAMA DE TV AMERICANO

 
O tradicional programa de TV americano “60 minutes”, da rede CBS, teve um bloco inteiro dedicado à “Operation Car Wash”, a Lava-Jato brasileira, no último domingo. A operação foi definida pelo repórter Anderson Cooper, que é também da CNN, como a maior operação contra a corrupção da história brasileira, que colocou em crise toda a política.

Cooper teve raro acesso ao cotidiano dos procuradores e do juiz Sergio Moro. E ouviu do coordenador da Lava-Jato, o procurador Deltan Dallagnol, que a Lava-Jato é “muito, muito maior” do que o escândalo do Watergate. Numa rara entrevista, Moro chegou a se comparar com Eliott Ness, do filme “Os Intocáveis”.

Watergate foi o escândalo político ocorrido em 1972 nos Estados Unidos que, ao vir à tona, acabou por culminar com a renúncia do presidente americano Richard Nixon, eleito pelo Partido Republicano. Eliott Ness foi um agente do Tesouro Americano famoso por fazer cumprir a Lei Seca na Chicago dos anos 20 e 30. Acabou liderando a força-tarefa que prendeu o gângster Al Capone, em 1931.

Indagado por Cooper sobre o que sentiu com as informações recebidas de Paulo Roberto Costa, o primeiro diretor da Petrobras a ser preso e delatar, Moro disse, com um sorriso no rosto, que “era um caminho sem volta”. “Caminho sem volta”?, pergunta de novo Cooper, em referência a uma cena dos personagens de Sean Connery e Kevin Costner no filme “Os Intocáveis”, de Brian de Palma, 1987. “Sim, como naquele filme, ‘Os Intocáveis’”, diz Moro: “É um grande filme”, diz o juiz, descrito na matéria como um “folk hero” (herói popular).

Ao comparar a Lava-Jato com Watergate, Deltan fala que a Lava-Jato já processou mais de 200 pessoas por centenas de crimes, cuja propina circulante chega a “cerca de US$ 2 bilhões”. Cooper pergunta mais de uma vez se Deltan acha que a Lava-Jato é maior que Watergate. “Muito maior”, insiste o procurador. Anderson Cooper define o grupo de jovens procuradores como “idealista”, e Moro como “juiz numa cruzada”. (O Globo)

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
23/05/2017 10:36
RUI SE REÚNE COM 84 PREFEITOS E FORMALIZA CONSÓRCIO PARA MANUTENÇÃO DE ESTRADAS

 
Oitenta e quatro prefeitos de oito regiões baianas assinam contrato com o governo baiano para formação de Consórcios Públicos de Infraestrutura da Bahia - Consórcio Multifinalitário, nesta quarta-feira (24), às 9h, no auditório da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia.

O governador Rui Costa participará da assinatura dos consórcios, que tem por finalidade executar serviços de manutenção de estradas em mais de 3 mil km de extensão, abrangendo mais de 110 municípios baianos, por meio de parcerias entre o Estado e os municípios.
 
Ao todo são 10 consórcios, dos quais dois já tiveram os contratos assinados – Portal do Sertão e Vale do Jiquiriça. Os oito que assinarão contratos nesta quarta-feira são: Mata Atlântica, Chapada Forte, Território do Sisal, Território do São Francisco, Municípios do Oeste da Bahia, Alto Sertão, Bacia do Jacuípe e Território de Irecê.

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
23/05/2017 10:21
MINISTRO GARANTE RETORNO DE CUBANOS AO MAIS MÉDICOS

 
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, informou que Cuba voltará a oferecer profissionais para o Mais Médicos. A negociação teria sido concluída e, nesta terça-feira, 23, em Genebra, o governo cubano deve confirmar que a colaboração continua. Os representantes dos dois países estão na Suíça para reuniões da Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
O encontro contará com a Organização Pan-americana de Saúde, que chancelaria o novo entendimento. No mês passado, o governo cubano havia anunciado a interrupção da parceria. (Estadão)

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
23/05/2017 10:14
JOESLEY BATISTA AVALIA VOLTAR AO BRASIL


Joesley Batista, um dos donos da J&F, avalia voltar ao Brasil. Ele considera injustas as críticas de que delatou o presidente Michel Temer, desestabilizou o Brasil e partiu para os Estados Unidos com o objetivo de viver “numa boa”. O empresário, no entanto, ainda teme por sua vida e de sua família.

Em decisão no dia 12 de maio, no âmbito da Operação Bullish, o juiz federal Ricardo Leite determinou que Joesley entregasse seu passaporte na segunda-feira (22). Mas, posteriormente, adiou a entrega e o depoimento do empresário sem definir a nova data. Ou seja, Joesley, talvez, seja obrigado a voltar ao Brasil. (Época)

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
23/05/2017 10:07
INFLAÇÃO DO IPCA-15 SOBE PARA 0,24% EM MAIO, APONTA IBGE

 


A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) registrou alta de 0,24% em maio, após subir 0,21% em abril. O resultado foi divulgado nesta terça-feira, 23, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este é o menor resultado para meses de maio desde o ano 2000, quando havia ficado em 0,09%. Em maio de 2016, a alta foi 0,86%.

O grupo Alimentação teve a maior contribuição para o IPCA-15 de maio, o equivalente a 0,11 ponto porcentual. As principais altas foram registradas na batata-inglesa (16,08%), tomate (12,09%) e cebola (9,15%). Por outro lado, houve reduções no óleo de soja (-5.81%), açúcar cristal (-3,03%), frutas (-2,73%) e feijão carioca (-2,52).
 
Já a taxa acumulada em 12 meses desacelerou de 4,41% em abril para 3,77% em maio, o menor patamar desde julho de 2007, quando estava em 3,71%. O IPCA-15 acumula aumento de 1,46% no ano. 

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
23/05/2017 09:54
CORONEL DISSE QUE VAI APOIAR OTTO ALENCAR COMO CANDIDATO AO GOVERNO DA BAHIA

 
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado estadual Angelo Coronel (PSD), disse que o senador Otto Alencar (PSD) é seu “pré-candidato ao governo”. “Existe uma hierarquia no meu partido, e a hierarquia é o senador Otto Alencar, que é meu pré-candidato a governo. Não é porque sou da base de Rui Costa que no meu partido a unanimidade é dar o apoio a Rui ou ao prefeito ACM Neto”, revelou em entrevista à rádio Metrópole.
 
“Acho que todo partido tem o direito de, dentro do seu seio, da sua corporação, ter voz divergente. Evidente que, se lá na frente, o partido achar que deve marchar com o governador Rui Costa, não serei oposição a isso, seguirei o partido”, completou o pessedista.



.............................................................................................................................................................................................................................................
23/05/2017 09:39
ESTADO ISLÂMICO ASSUME AUTORIA DO ATENTADO EM LONDRES

 


O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) assumiu nesta quinta-feira, 23, a autoria do atentado realizado próximo ao Parlamento britânico na véspera, deixando quatro mortos - incluindo o agressor - e 40 feridos. Segundo um site de propaganda extremista, o autor do ataque - identificado como Khalid Masood - era um soldado do grupo.

“O autor dos ataques de ontem (quarta-feira) em frente ao Parlamento britânico em Londres é um soldado do Estado Islâmico (EI) e conduziu a operação em resposta aos apelos dos cidadãos que são alvos da coalizão” que combate o EI.

Nesta manhã, a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, afirmou que o agressor tem nacionalidade britânica e já era conhecido pelos serviços de inteligência por ligações com extremismo. O grupo jihadista, que tem tomado o controle de partes do Iraque e da Síria nos últimos anos, perdeu grande parte de seu território em 2017 para forças de segurança locais em países apoiados pela coalizão militar liderada pelos EUA.



 

.............................................................................................................................................................................................................................................
23/05/2017 09:26
MAIS UM MUNICÍPIO DO NORDESTE TEM EMERGÊNCIA HOMOLOGADA PELO GOVERNO

 


A cidade de Santa Brígida, no nordeste baiano, teve o decreto municipal de situação de emergência homologado pelo governo baiano, conforme o Diário Oficial do Estado desta terça-feira (23). O ato tem validade de 180 dias e é retroativo ao dia 10 de maio. A medida está relacionada ao longo período sem chuvas que tem causado prejuízos às atividades econômicas no entorno dos municípios e interferido no cotidiano dos moradores.
 
As decisões são baseadas nos estudos da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) e prevê a dispensa na licitação de demandas de urgência para suprir as localidades atingidas pela estiagem. O governo estadual fica responsável por enviar equipes de suporte à cidade para atender às carências provocadas pela seca.

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
23/05/2017 09:14
TEMER ACEITA RENUNCIAR SE TIVER GARANTIAS DE QUE NÃO SERÁ PRESO, DIZ JORNAL

 

O presidente Michel Temer (PMDB) pode renunciar se tiver garantias de que, sem foro privilegiado, não será preso pela Polícia Federal. As informações são da coluna Poder em Jogo, do jornal O Globo. De acordo com a publicação, o alto comando da coalizão partidária que sustenta Temer quer encontrar um mecanismo que permita a renúncia do peemedebista sem risco de prisão.

O próprio Temer já teria concordado com a ideia. As opções dadas pelos caciques dos partidos são indulto ou pedido de asilo. Entre os articuladores da medida estão nomes como José Sarney, Fernando Henrique Cardoso, Romero Jucá e Renan Calheiros.
 
O que ainda não há é um nome para substituir Temer e garantir uma agenda mínima para a transição até 2018 e até mesmo convocação de uma assembleia constituinte. Gilmar Mendes e Nelson Jobim teriam a preferência do PMDB, ao tempo em que Tasso Jereissati se apresentou, nesta segunda-feira (22), como garantidor das reformas no Congresso.



 

.............................................................................................................................................................................................................................................
23/05/2017 09:05
CORONEL DIZ QUE NILO FOI INGRATO COM O GOVERNADOR

 


O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Angelo Coronel (PSD), afirmou em entrevista à rádio metrópole que o ex-chefe da casa Marcelo Nilo (PSL), não foi leal com o governador "Acho que Marcelo Nilo foi ingrato com o governador. Porque Rui ficou independente no processo", opinou ao ser questionado sobre as eleições no início do ano.

"Nilo contava ainda que, dentro do PSD, haveria duas traições. Ele provou do veneno dobrado e eu que tirei dois votos do partido dele. Os votos dos deputados Alan Castro e Manassés", concluiu. Sobre sua gestão Coronel comemora a evolução na casa . “Dizem que o poder só é ruim se você está fora dele, eu seria hipócrita se dissesse que não estou gostando. Eu vejo que estamos tendo estímulos de aprovação positiva. A gente abre o gabinete para atender a todos, não tem distinção, hoje todos os colegas, até os que não compraram a ideia de nossa candidatura, são os que mais elogiam nossa postura, isso deixa a gente com o ego massageado. Hoje não existem mais decisões monocráticas, ouço a todos, a mesa diretora hoje opina, tudo hoje são decisões colegiadas, não são decisões unilaterais”, falou o presidente da ALBA, destacando as ações implantadas.
 
“A reeleição foi uma das nossas propostas de campanha e foi aprovada por unanimidade, qualquer outro deputado pode pleitear ser presidente. Isso foi um grande marco da nossa gestão em 3 meses e meio. Fizemos cortes, hoje não precisamos pensar em suplementação, fizemos alguns incrementos para servidores efetivos, reduzimos conta de energia, de água, de papel, hoje o diário oficial é todo eletrônico, reduzimos o consumo interno da casa, papel hoje na casa quase não existe”
 
Ângelo Coronel destacou também o trabalho de gestão independente que vem fazendo dentro da Assembleia. “Quando nós assumimos a candidatura para presidente é que eu iria tornar o parlamento independente, qualquer parlamento tem que ser independente. Nós implantamos a independência na primeira semana que assumimos. Todo executivo quer um parlamento mais ligado umbilicalmente, se o governador Rui Costa tem ressalvas contra esse nosso posicionamento, nunca me falou nada”, disse.
 



 

.............................................................................................................................................................................................................................................
23/05/2017 08:50
CRIME FINANCEIRO NÃO DEVE PÔR EM RISCO DELAÇÃO DA JBS


Mesmo se ficar comprovado que a JBS se beneficiou irregularmente de operações financeiras antes da divulgação do acordo de delação premiada assinado com os irmãos Joesley e Wesley Batista, donos do grupo, os delatores podem ficar impunes e a colaboração com a Procuradoria-Geral da República (PGR) ser preservada, avaliam especialistas.
 
Apenas com a comprovação de participação direta dos delatores ou conhecimento por eles dos atos ilícitos é que eles seriam punidos e perderiam os benefícios que conseguiram ao celebrar a delação, como o perdão judicial que vai garantir que os empresários não sejam incriminados na Justiça.
 
Além disso, especialistas que acompanham os acordos de colaboração já celebrados no País afirmam que os termos negociados com os Batistas são muito discrepantes das demais delações e podem ser questionados posteriormente. As fontes consultadas pela reportagem dizem que há necessidade de uma regulamentação do instrumento da delação premiada na legislação brasileira, sob o risco de a medida adotada como ferramenta de investigação na Lava Jato cair em descrédito. (Estadão)

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
23/05/2017 08:42
ROCHA LOURES ENTREGA MALA COM R$ 500 MIL NA SEDE DA POLÍCIA FEDERAL


O deputado afastado Rodrigo Rocha Loures entregou na sede da Polícia Federal, na noite desta segunda-feira (21), a mala com R$ 500 mil, informa Thais Arbex. Em delação, Joesley Batista afirmou que Rocha Loures foi indicado pelo presidente Michel Temer para tratar de assuntos de interesse da JBS.

Na última vez que a mala havia sido vista, o deputado afastado Rodrigo Rocha Loures saiu com ela de um estacionamento em São Paulo, em 28 de abril, e entrou correndo em um táxi. (Folha)

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
23/05/2017 08:33
COM CRISE POLÍTICA, ECONOMISTAS JÁ VEEM CORTE MENOR NOS JUROS


As denúncias envolvendo o presidente Michel Temer que vieram à tona na semana passada deixaram os economistas num voo cego, sem instrumentos para prever se o a atividade, que esboçava sinais de retomada, sairá do buraco ou mergulhará de novo na recessão.
 
"É uma situação carregada de incertezas: não sabemos se vamos sair e como vamos sair desse quadro e não temos como projetar os indicadores com essa parada", diz o economista sênior da Tendências Consultoria Integrada, Silvio Campos Neto.
 
Thaís Zara, economista-chefe da Rosenberg Associados, faz coro com Campos Neto. Ela condiciona as novas previsões a dois fatores: quanto tempo levará para solucionar o impasse político e quando as reformas em andamento serão retomadas.
 
O único indicador que Thaís alterou, por enquanto, foi a previsão de corte nos juros na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), marcada para o dia 30. A previsão era de um corte de 1,25 ponto porcentual e agora ela acredita que a redução ficará em um ponto. "Mudamos a previsão neste caso, porque o BC vinha condicionando as reduções de juros ao andamento das reformas, que agora ficaram prejudicadas com o quadro político."
 
O departamento econômico Banco Safra também reduziu a previsão de corte de juros de 1,25 para um ponto porcentual. Em nota, o banco informa que procurará refletir sobre as implicações dos recentes acontecimentos na política monetária. Para o fim do ciclo de recuo da Selic, está mantida, por ora, a previsão de 7% em meados de 2018. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
23/05/2017 08:30
ÔNIBUS FARÃO TRANSPORTE GRATUITO DAS ESTAÇÕES DO METRÔ PARA O CAB

 

 
Para garantir maior conforto e agilidade aos funcionários e visitantes do Centro Administrativo da Bahia (CAB), o Governo do Estado se responsabiliza, a partir desta terça-feira (23), pelo serviço complementar de ônibus que fará o transporte dos usuários do metrô ao CAB. O serviço é gratuito e estará disponível das 6h às 19h30.
 
Passando pelas passarelas das estações Pituaçu e CAB (próximo ao Colégio Estadual Bolivar Santana), quatro ônibus seguirão o trajeto e vão circular por todas as avenidas do CAB, num intervalo de 15 minutos, chegando a 10 minutos nos horários de pico. Dois ônibus vão iniciar o trajeto no sentido Aeroporto e os outros dois iniciam no sentido Centro. Um letreiro eletrônico fará a identificação dos veículos destinados ao transporte complementar.
 
Também a partir desta terça-feira (23), 26 linhas metropolitanas de ônibus passam a fazer integração com o metrô na Estação Imbuí, com mudança no itinerário e retorno no viaduto do CAB, a exemplo da linha Portão/Terminal da França (via Rua Queira Deus),  nº 860L2.
 
Para a integração com o metropolitano, o usuário deve utilizar Metropasse, SalvadorCard ou o cartão do metrô. Desta forma, ele não precisará pagar mais nada no metrô.

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
23/05/2017 08:20
SAQUE DE CONTAS INATIVAS DO FGTS CORRE RISCO DE PARAR SEM APROVAÇÃO NO CONGRESSO



A Medida Provisória 763, que autorizou os saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), perderá sua validade no dia 1º de junho, se não for votada e aprovada no plenário da Câmara dos Deputados e do Senado. A medida corre o risco de não ser apreciada em razão dos desdobramentos da crise política que atingiu o governo após a delação de executivos do grupo JBS contra o presidente Michel Temer. 
 
A Caixa Econômica informou, nesta segunda-feira, que segue as normas legais da MP 763/2016, que regula o cronograma de pagamento das contas inativas do FGTS e “que cabe ao Congresso Nacional apreciar as normas legais instituídas pela MP 763/2016’.
 
Na Câmara, a MP do FGTS está prevista para ser votada a partir de quarta-feira, dia 24, mas a medida chegou a entrar na pauta e saiu de votação nos dias 16 e 17 de maio.
 
Nesta terça-feira, na pauta do plenário da Casa o único projeto é a convalidação de incentivos fiscais concedidos por Estados a empresas sem autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), a chamada guerra fiscal. No dia seguinte, começa a votação de pelo menos oito medidas provisórias. A MP do FGTS é o quinto item da pauta, que só pode ser revertida por acordo. (O Globo)

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
23/05/2017 08:17
PF PRENDE ASSESSOR ESPECIAL DE TEMER E EX-GOVERNADORES DO DF


A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira os ex-governadores do Distrito Federal José Roberto Arruda e Agnelo Queiroz e o ex-vice governador Tadeu Filippeli — também assessor especial do presidente Michel Temer. Eles foram presos em suas residências em Brasília. A operação - denominada "Panatenaico" - cumpre, ao todo, 15 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de prisão temporária e três conduções coercitivas.
 
A operação é baseada em delação premiada da Andrade Gutierrez sobre um esquema de corrupção nas obras do estádio Mané Garrincha. De acordo com as investigações, o superfaturamento na construção chega a quase R$ 900 milhões — com custo previsto de R$ 600 milhões, o estádio saiu a R$ 1,575 bilhão ao fim de 2014. Trata-se da arena mais cara de toda a competição. (O Globo)

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
23/05/2017 08:10
CRISE RETIROU R$ 7,2 MIL DOS LARES BAIANOS, REVELA ESTUDO

 

A crise na economia fez o varejo brasileiro deixar de faturar nos dois últimos anos mais de R$ 605 bilhões, aponta um estudo inédito produzido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA). É como se cada família tivesse deixado de consumir R$ 413 por mês, nos últimos 24 meses. Na Bahia, o que se deixou de faturar soma quase R$ 30 bilhões no mesmo período. A perda por família foi de aproximadamente R$ 300. 
 
No Brasil, a perda de faturamento foi de 18%, enquanto na Bahia, perdeu-se 21%. Foram R$ 9,9 mil a menos por família, se somados os 24 meses, no país. Na Bahia, em particular, as perdas somam R$ 7,2 mil.
 
O estudo mostra que a instabilidade econômica impediu que os consumidores do país gastassem, nos últimos dois anos, o equivalente a cinco Smart TVs, ou cinco geladeiras nos últimos cinco anos.  Ou, se quisessem diversificar, impediu a compra de uma TV, uma geladeira, um micro-ondas, um fogão, uma máquina de lavar, um smartphone, um guarda-roupas e um armário de cozinha.
 
O economista Fábio Pina, consultor econômico da Fecomércio-BA  e responsável pelo estudo, lembra ainda que os R$ 605 bilhões que o varejo brasileiro deixou de faturar equivalem a quase 14 vezes os R$ 45 bilhões que estão sendo injetados na economia brasileira graças à liberação dos recursos em contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Ou a 15 anos de Bolsa Família.
 
“Essa publicação que estamos lançando deixa bem claro que tudo o que o setor produtivo mais precisa é de estabilidade. Nós teríamos que ter 14 vezes a liberação do FGTS inativo para compensar tudo aquilo que o varejo perdeu com a crise nos últimos dois anos”, afirma. (Correio)
 

.............................................................................................................................................................................................................................................

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 ...6936     Total: 138706


Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3037 - 2960