COLUNISTAS
FRASE DO DIA

“Essa é última etapa para o processo de credenciamento para o serviço de mototáxis, que passa a ser uma realidade em nossa capital. Esse sempre foi o nosso objetivo, harmonizar os modais de transporte,”

Fábio Mota
Secretário de Mobilidade Urbana de Salvador 
NOTÍCIAS
21/04/2017 15:00
BAIRROS DE SALVADOR SEGUEM SEM ÁGUA NESTA SEXTA; SITUAÇÃO JÁ DURA TRÊS DIAS

 
 
Sem água desde a última quarta-feira (19), moradores de diversos bairros de Salvador esperavam que o abastecimento já tivesse sido normalizado nesta sexta-feira (21), conforme havia sido informado pela Embasa. Contudo, regiões como o Rio Vermelho, Itapuã, Centro, Cajazeiras, Ondina, Vila Laura, Cidade Jardim, Federação, Jardim Apipema, Amaralina, Vitória, Canela, Santo Antônio, Água de meninos e dezenas de outros pontos da capitão baiana amanheceram sem água nesta sexta.
 
De acordo com o morador do Rio Vermelho Ítalo, ele e todos os seus vizinhos estão sem o fornecimento de água desde a madrugada da última quarta, e a Embasa não cumpriu com o prazo estabelecido para retornar com a normalidade do abastecimento. "A Embasa fica mentindo. A gente liga, eles dão um prazo e esse prazo nunca é cumprido. O prazo era para a água voltar nesta madrugada. Nós levantamos e ainda está sem água. Os tanques reservas dos prédios já estão no limite. Tem prédio querendo comprar caminhão pipa, R$ 400 reais. A situação está critica", contou.

Em Itapuã a situação também já é preocupante. De acordo com o morador do bairro Valnei da Encarnação dos Santos, ele e os vizinhos de toda a região também estão sem água, e nem sequer conseguiram uma previsão ou resposta da Embasa. "Estamos sem água há três dias. A gente tenta ligar mas não conseguimos falar. Passa para um, passa para outro mas ninguém sabe informar", disse.
 
De acordo com a Embasa, o fornecimento foi cortado para a implantação do sistema para transpor águas da represa Pedra do Cavalo para a barragem do Joanes II e o prazo para o retorno do abastecimento não teria sido cumprido pois a obra na adutora não foi concluída no tempo previsto. Apesar do atraso e das promessas anteriores, a empresa afirmou que fornecimento será normalizado gradativamente nas próximas 24h.
 
Estão sem água ainda regiões como Barra, Ondina, Garcia, Graça, Chame-chame, Centro Histórico, Barris, Comércio, Nazaré, Barbalho, Saúde, Caixa D’água, Lapinha, parte da Liberdade, Brotas, parte do Itaigara, Ogunjá, Santa Cruz, Calabar, Cosme de Farias, Matatu, Tororó, Sete Portas, Baixa dos Sapateiros, Djalma Dutra, Bonocô, parte da Barros Reis, Baixa de Quintas, Estrada da Rainha, Amaralina, Candeal, Horto Florestal, Pau Miúdo e outras localidades de Salvador.



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
21/04/2017 14:46
LÉO PINHEIRO PROMETE MAIS INFORMAÇÕES DE DELAÇÕES AO STF

 
 
Nas conversas com o Ministério Público Federal, Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, prometeu ainda mais informações do que aquelas apresentadas em depoimento ao juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância. O centro das tratativas do acordo diz respeito ao Lula, como já ficou demonstrado quando Léo Pinheiro disse nesta quinta (20) que o ex-presidente o orientou a destruir provas. Mas também perpassa pela relação da companhia com o PT e seus tesoureiros, segundo apurou o blog.
 
No início do depoimento, o advogado José Luis de Oliveira Lima, que defende Léo Pinheiro, reconheceu que o ex-executivo negocia novamente aderir ao instituto da delação premiada, explicando que o atual momento é de “conversa” com MPF, sem qualquer formalização. Somadas à colaboração da Odebrecht, que apontou, por exemplo, que a reforma do sítio de Atibaia foi um presente da companhia a Lula, as novas informações de Léo Pinheiro levam a situação jurídica do ex-presidente, que já estava ruim, a ficar ainda mais deteriorada. 
 
Léo Pinheiro vive uma novela sem precedentes na Lava Jato quando o assunto é sua eventual colaboração com a Justiça. Era março de 2016, mais de um ano atrás, quando o empresário começou a levar informações ao Ministério Público pela primeira vez. Prestes a ser acordada, quando em agosto um termo de confidencialidade (fase inicial da delação) foi até assinado, a procuradoria geral da República a cancelou, por determinação de Rodrigo Janot. Na ocasião, a PGR achava difícil que ela fosse renegociada diante da falta de confiança gerada. 
 
Hoje, a situação mudou. Na avaliação de procuradores da Lava Jato, o empresário pôs “fogo no circo” em seu depoimento a Moro. "Para fechar o acordo, depende mais dele do que do MPF”, diz um investigador.



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
21/04/2017 14:31
LARGO QUINCAS BERRO D’AGUA FECHA ATÉ SEGUNDA PARA RETIRADA DE ÁRVORE

 
 
 
O Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, permanecerá fechado até a próxima segunda-feira (24), em função de serviços que estão sendo feitos para retirada de uma árvore, segundo informou o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac). Já a programação desse final de semana (21 a 23) no Largo de Pedro Archanjo e na Praça Tereza Batista seguem confirmadas. Nesta sexta, no Pedro Archanjo, o Samba Trator e convidados se apresentam às 19h, com entrada gratuita.

Enquanto na Tereza Batista acontece o evento “Sertanejo e Samba Universitário”, com a dupla Larissa Carvalho e Ronejo 18 e a Banda Miskuta, às 20h, também gratuito. 
Já no sábado (22) tem o lançamento do disco “CONECTE 1969”, da banda Desrroche, às 21h, no Largo Pedro Archanjo, aberto ao público. E no domingo (23), o mesmo largo recebe às 15h o grupo Katulê e convidados, novamente com entrada gratuita.




 
.............................................................................................................................................................................................................................................
21/04/2017 14:20
EMILLY CONFIRMA QUE FOI AGREDIDA NO BBB 17, DIZ SITE

 

 
A passagem da estudante Emilly Araújo no Big Brother Brasil foi bastante polêmica. Ela manteve um relacionamento com Marcos, mas o cirurgião acabou sendo expulso após a constatação de que teria agredido sua parceira no confinamento.
 
Até o final do programa, Emilly negava as agressões, mas segundo delegada titular da Deam (Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher) Jacarepaguá, Viviane Costa, ela confirmou que foi agredida por Marcos. A declaração foi feita com exclusividade ao iG.
 
Segundo a delegada, após a investigação, o depoimento de Emilly, as imagens fornecidas pela Rede Globo e o teor do laudo pericial positivo, ficou claro que houve o crime, as agressões intencionais que causaram lesões da vítima, e o cirurgião acabou sendo indiciado.

Agora, cabe a promotoria decidir se fará uma denúncia formal de agressão, e um relatório com a investigação já foi encaminhado para o Ministério Público. “Cabe ao Ministério Público apreciar e oferecer ou não a denúncia ao Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”, diz a delegada.



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
21/04/2017 14:17
CHEIO DE LESÕES NO ELENCO, ARGEL VÊ RENDIMENTO DO LEÃO CAIR

 

 
Melhor aproveitamento e melhor ataque do país entre os times da Série A. Este era o Vitória de Argel Fucks antes do Ba-Vi. No entanto, após bater o rival no clássico do dia 9, por 2x1, o Leão não sabe mais o que é vencer. Foram três partidas: derrota em casa para o Paraná, por 2x0, empate contra o Vitória da Conquista, em Conquista, por 1x1, e empate contra o mesmo Paraná, na última quarta-feira (19), em 0x0, em Curitiba, resultado que selou a eliminação do time na Copa do Brasil.
 
O que motivou essa queda de rendimento do Vitória? O próprio Fucks tem seus indícios. “A gente paga um preço caro quando se joga três competições. Temos um grupo pequeno com 26 jogadores. Temos que entender que tudo a gente não vai ter. Não se consegue ser campeão da Copa do Brasil, da Copa do Nordeste e do Campeonato Baiano e brigar pau a pau”, analisou o treinador logo após o empate contra o time paranaense.
 
A questão não foi só o desgaste físico, mas tudo mais que ele causou. Já sem os meias Dátolo e Pisculichi, lesionados desde fevereiro, o treinador perdeu Kieza e José Welison no clássico. O atacante, com uma lesão na coxa, é esperado em campo só no Ba-Vi do dia 27, no Barradão, jogo de ida da semifinal da Copa do Nordeste - a volta é dia 30, na Fonte.
 
O caso do volante é bem mais grave. Com uma lesão no ligamento cruzado do joelho direito, Welison passou por cirurgia e só voltará aos gramados em outubro, no mínimo. Para completar o leque de machucados, o meia Gabriel Xavier se contundiu na partida de ida contra o Paraná, no Barradão. A lesão muscular do atleta já o tirou dos dois últimos jogos e também deve deixá-lo fora do jogo de domingo, às 16h, no Barradão, contra o Vitória da Conquista. O Leão joga pelo empate, por qualquer placar, para chegar à final do Campeonato Baiano.
 
“A gente sabe das dificuldades e o desgaste dos jogos. Foi a nossa 25ª partida (no ano). E aí a gente paga um preço alto”, comentou Argel. Devido à falta de opções, aliada à tentativa de surpreender, ele improvisou o lateral-esquerdo Euller como meia em Curitiba. Ao menos, domingo, o técnico terá a volta de Paulinho. O atacante estava suspenso e não enfrentou o Paraná. Se Argel quiser jogar no 4-4-2 sem improvisar Euller, Jhemerson e Cárdenas são as opções. O elenco volta aos treinos nesta sexta-feira (21).
.............................................................................................................................................................................................................................................
21/04/2017 14:15
VICTOR DESABAFA APÓS SHOW CANCELADO: NUNCA BATI EM NINGUÉM

 

 
 
O sertanejo Victor Chaves, da dupla com Leo, desabafou depois do indiciamento por agressão à mulher, Poliana Bagatine Chaves. Em entrevista à Rádio Gaúcha, ele afirmou que está vivendo um "turbilhão de mídia" e que está sendo julgado e condenado por pessoas sem informação do que aconteceu. “Esse turbilhão não existe dentro de mim. É um turbilhão de mídia. Óbvio, passei por um momento bastante duro, delicado e difícil. Principalmente, com o julgamento das pessoas sobre aquilo que nem sabem. Não disse o que houve, e alguém diz assim: 'Nossa, o que você fez é imperdoável'. Outras pessoas dizem: 'Estamos com você'. Ou seja, tomam um lado. Respeito tudo, mas depois que passou aquilo que estava internamente sendo aflitivo, o turbilhão continuou na forma como as pessoas julgam e condenam sem buscar nenhuma informação”, afirma.
 
 O sertanejo diz estar tranquilo com tudo, mas é enigmático ao falar da esposa. Embora ainda se refira a ela como "minha mulher", ele diz que ela é especialmente mãe dos seus filhos "independente de continuar minha esposa ou não". Diz ainda que prefere não falar da vida pessoal e que precisa se defender das acusações de Poliana. "Quem está envolvido é a minha mulher, mãe dos meus filhos, independente de continuar minha esposa ou não. Tem gente que fala que já nos separamos. Não falo da minha vida particular. O problema é que ela cometeu um ato de me acusar de uma coisa da qual preciso me defender. Não posso deixar isso assim. Isso está sendo devidamente apurado", diz. "Não há com o que se preocupar. Se cometi um ato grave, vou responder por isso. Senão, o tempo vai esclarecer. Estou tranquilo com isso porque nunca prejudiquei uma pessoa fisicamente, nunca bati em ninguém", garante.
 
Para o cantor, seu indiciamento foi "uma vitória", por ter sido para responder por "vias de fato". "Principalmente, nos últimos dias, quando saíram notícias como ‘Victor Chaves passa a ser reú’. É óbvio, fui indiciado. ‘Ah, mas ele então foi indiciado’. Para mim, foi uma vitória, pois fui indiciado por vias de fato. Era uma vitória já contada, pois se não fosse, estava errado. Afinal de contas, não machuquei ninguém. Não estou me defendendo, por isso não falei nada no primeiro mês, pois se você é acusado de ter agredido alguém e vai dizer para todo mundo que você não agrediu, fica parecendo óbvio que você está se defendendo. Então, prefiro que a Justiça esclareça isso para ficar claro”, finalizou.



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
21/04/2017 14:13
PREFEITURA DE CAMAÇARI RETIRA 23 BARRACAS DE PRAIA IRREGULARES

 
 
 
A prefeitura de Camaçari retirou 23 barracas na Praia da Espera, em Itacimirim, e na foz do rio Jacuípe, em Barra do Jacuípe, na orla do município. Segundo a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), a ação foi motivada por denúncias da comunidade e donos das barracas legalizadas das áreas.
 
“Em Barra do Jacuípe, as barracas funcionavam de forma irregular, sem licenciamento e estavam instaladas em área de manguezal, o que ocasionava a degradação do meio ambiente”, afirmou a prefeitura em comunicado. Já as de Itacimirim foram edificadas em área de praia, também segundo o comunicado.

A ação foi realizada por agentes de fiscalização da Sedur, que contaram com apoio da 59ª Companhia Independente de Polícia Militar. O trabalho de remoção teve suporte de um caminhão e cinco profissionais da equipe de demolição.




 
.............................................................................................................................................................................................................................................
21/04/2017 14:01
SUPREMO DETERMINA QUE DEMORA EM AÇÃO CONTRA TEMER SEJA APURADA

 
 
O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, determinou na última quinta-feira (20) que o Ministério Público Federal apure a demora na instalação da Comissão do Impeachment do presidente Michel Temer na Câmara dos Deputados. Criado há mais de um ano, o colegiado ainda não funciona por não ter o número necessário de membros.
 
Os deputados que ainda não fizeram as indicações para a Comissão poderão ser investigados por crime de desobediência e prevaricação. Fazem parte desta lista os líeres partidários Baleia Rossi (PMDB); Arthur Lira (PP); Eros Biondini (PROS); Efraim Filho (DEM); Cleber Verde (PRB); Aureo (SD); Professor Victório Galli (PSC); Marcos Montes (PSD); Aelton Freitas (PR); Ricardo Tripoli (PSDB); Tereza Cristina (PSB); Arnaldo Jordy (PPS); e Evandro Gussi (PV).

A comissão foi criada no dia 5 de maio de 2016 por ordem do ministro Marco Aurélio. Apenas nove partidos indicaram 16 integrantes para o colegiado, que precisa ter 66 integrantes e, para funcionar, precisa de metade mais um. Marco Aurélio determinou que o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), seja notificado de sua decisão e receba uma cópia do documento.




 
.............................................................................................................................................................................................................................................
21/04/2017 13:55
PREFEITURA LANÇA EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA MOTOTAXISTAS

 
 
Será divulgado na próxima segunda-feira (24) o edital para  credenciamento para mototaxistas de Salvador.  Serão selecionadas pessoas físicas para a outorga de 2.938 autorizações para a exploração do Serviço do Transporte Individual de Passageiros com o uso de motocicletas (mototaxi). 
 
A informação foi anunciada nesta sexta-feira (21) pela  Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). O aviso de Credenciamento será publicado no Diário Oficial do Município (DOM) e o edital estará disponível no site da Semob - www.mobilidade.salvador.ba.gov.br.

Segundo a prefeitura, após a publicação do edital, os interessados têm 30 dias para comparecer na sede da Coordenadoria de Táxis e Transportes Especiais (Cotae), nos Barris, com a documentação exigida no edital: cópia autenticada do certificado de Registro e Licenciamento do veículo em nome do interessado, cópia da Carteira de Habilitação na Categoria, CPF, atestado médico de sanidade física e mental, emitido no máximo há 30 dias, Certidão Negativa Criminal, entre outros, devendo ser observadas as datas de credenciamento.

Haverá um calendário para envio da documentação com os requerimentos.  Para as pessoas de nomes iniciados com letras de “A" a "M”, o período de entrega dos envelopes será de 29 de maio a 02 de junho, das 8h às 16h. As pessoas cujos nomes iniciam com as letras de “N" a "Z”, os dias da entrega serão de 05 junho a 09 junho, também de 8h às 16h. (Correio)



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
21/04/2017 13:45
LULA PEDIU PARA DESTRUIR DOCUMENTOS DE PROPINA, DIZ LÉO PINHEIRO

 
 
O empresário Léo Pinheiro disse ao juiz Sérgio Moro que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou que ele destruísse documentos "da propina do caixa do PT". O ex-presidente da OAS está sendo ouvido no caso do triplex no Guarujá, que seria da família Lula e foi mantido em nome da empreiteira.
 
A OAS também pagou por cozinha e móveis planejados instalados no apartamento. De acordo com a defesa de Lula, o ex-presidente que ele foi ver o apartamento para compra, mas não se interessou. O empresário está negociando acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal.

Durante entrevista na manha desta quinta-feira (20) a uma rádio sergipana, o petista voltou a negar as acusações contra ele e acusou a Lava-Jato de estar “subordinada à pirotecnia da imprensa e do Ministério Público”. " Não quero falar muito sobre isso [Lava-Jato], porque tenho depoimento dia 3. Se tiver que falar vou falar lá. Vou guardar tudo o que penso para dizer no dia 3. Eu não tenho que provar minha inocência, eles é que têm que provar a minha culpa", disse.



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
21/04/2017 13:38
SALVADOR TEM 15 PRAIAS IMPRÓPRIAS PARA BANHO NESTE FIM DE SEMANA

 

 
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) divulgou na última quinta-feira (20) uma lista de 15 praias impróprias para banho em Salvador neste fim de semana. Segundo a resolução do Conama, uma praia é considerada impropria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas apresentarem resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando na última coleta o resultado for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água.
 
Em períodos de muita chuva, como é o caso de Salvador, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Também é desaconselhável o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.



 
.............................................................................................................................................................................................................................................
21/04/2017 13:32
PRAZO PARA ENVIAR DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA TERMINA EM UMA SEMANA


O contribuinte que ganhou mais de R$ 2.196 por mês no ano passado, incluindo o décimo terceiro salário, tem mais uma semana para acertar as contas com Leão. Acaba no próximo dia 28 o prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.
 
Segundo o balanço mais recente divulgado pela Receita Federal, pouco mais da metade dos contribuintes haviam cumprido a obrigação com o Fisco. Um total de 14.585.859 declarações haviam sido recebidas até as 17h de ontem (20). O número equivale a 51,5% do total de 28,3 milhões de documentos esperados.
 
O prazo de entrega começou em 2 de março e vai até as 23h59 da próxima sexta-feira (28). O programa gerador da declaração está disponível no site da Receita Federal. A declaração do Imposto de Renda é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano passado. (Agência Brasil)

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/04/2017 13:15
SIDERÚRGICAS BRASILEIRAS QUEREM PROTEÇÃO DO MERCADO INTERNO

 
A entrada crescente de produtos siderúrgicos importados no Brasil e a assinatura, pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de um memorando que autoriza a investigação comercial sobre importação de aço no país poderão pressionar ainda mais o governo brasileiro a colocar em pauta a discussão de medidas protecionistas, como uma ação antidumping para o aço chinês e russo. A medida já está há algum tempo em discussão no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).
 
"Estamos vivendo em um cenário conturbado na siderurgia, com um excesso de capacidade de 770 milhões de toneladas de aço globalmente. Com isso, estamos observando diversos países se movimentando para defender seus mercados", diz o presidente executivo do Instituto Aço Brasil (IABr), Marco Polo de Mello Lopes. Segundo ele, essa é uma estratégia que está sendo realizada por todos os países, e o Brasil deveria ficar atento a esse movimento, no sentido de proteger seu mercado interno.
 
De um lado, Lopes defende que o governo trabalhe no sentido de elevar a competitividade das siderúrgicas na exportação, ampliando, por exemplo, a alíquota do Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra) para 3%. De outro, o executivo diz que o governo precisa aprimorar seu sistema de defesa. (Estadão)

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/04/2017 13:00
JUSTIÇA ACOLHE PEDIDO PARA APROFUNDAR INVESTIGAÇÕES DA OPERAÇÃO CONCLAVE

 
O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal, acolheu os pedidos do Ministério Público Federal para aprofundar as investigações da Operação Conclave. O objetivo é apurar a responsabilização de gestores da Caixa Econômica Federal nas negociações, que se iniciaram em 2009 e culminaram com um contrato de compra e venda de 35% do capital social do Banco Panamericano por quase R$ 740 milhões. De acordo com o juiz, o banco foi posteriormente socorrido pelo Fundo Garantidor de Crédito com R$ 3,8 bilhões.
 
Os investigadores apontam que meses após a aquisição, em maio de 2011, o banco de investimento BTG Pactual comprou a participação acionária da instituição financeira que pertencia ao Grupo Sílvio Santos. A parte do banco correspondente a 37% foi comprada “surpreendentemente”, segundo Vallisney de Souza, por R$ 450 milhões.
 
Segundo a petição, os investigadores buscam obter “elementos probatórios” para que seja averiguado se o Banco Central e os diretores da Caixa Participações S.A. (Caixapar) “já tinham condições” de saber sobre a “higidez ou derrocada financeira do Banco Panamericano, que, ao que tudo aponta, era gerido fraudulentamente anos atrás”. (Agência Brasil)
 
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/04/2017 12:41
ODEBRECHT REBAIXA EXECUTIVOS E VENDE PATRIMÔNIO PARA SE RECUPERAR

 
Olga Pontes assumiu a área de compliance da Odebrecht com o objetivo de garantir que o pedido público de desculpas saísse do papel para virar realidade. Ela conta que o investimento na área, que inclui treinamento em ética para evitar novos crimes, passou de R$ 11 milhões em 2015 para R$ 64 milhões em 2017.

Embora os presidentes das empresas do grupo Odebrecht tenham sido trocados, algumas peças do xadrez só mudaram de lugar. É o caso de 26 dos 77 executivos envolvidos na Lava-jato. Eles perderam cargos e status, mas continuaram na empresa como assessores especiais.

A empreiteira perdeu mais da metade dos funcionários em pouco mais de um ano. Mesmo assim, Olga acredita que a insegurança dos trabalhadores seja comum em todo o país. ‘Há mais de um ano, 180 mil integrantes. Hoje somos 79, quase 80 mil integrantes. Uma pessoa na Odebrecht, assim como uma pessoa numa empresa que não esteja na Odebrecht, a insegurança pela instabilidade profissional existe’, diz.

Para continuar funcionando, a construtora vai ter que pagar uma multa de US$ 2,6 bilhões ao Brasil, Suíça e Estados Unidos. Parte desse dinheiro deve vir da venda de parte do patrimônio da empresa, como a Odebrecht Ambiental, que vai garantir R$ 2,8 bilhões.

A dívida da empresa alcançou R$ 76 bilhões e um processo que corre na Controladoria Geral da União pode até suspender acordos com governos por dois anos, além de complicar ainda mais o acesso ao crédito, especialmente em bancos públicos. Das 29 empresas processadas na CGU pelo envolvimento na Lava-jato, seis já foram punidas. (CBN)

 
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/04/2017 12:27
LULA PERDE AÇÃO MOVIDA CONTA DELCÍDIO AMARAL


O ex-presidente Lula perdeu o embate para Delcídio Amaral (ex-PT/MS). Em decisão de 15 páginas, o juiz Maurício Tini Garcia, da 2ª Vara Cível de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), julgou improcedente ação do ex-presidente contra o ex-senador.

A ação mencionada é sobre delação premiada na Operação Lava Jato. Delcídio acusou Lula de obstrução de Justiça por supostamente tramar pelo silêncio do ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró, em 2015. Na ocasião, Cerveró estava em vias de fazer delação premiada.

Lula queria indenização de R$ 1,5 milhão por dano moral. O magistrado de São Bernardo do Campo ainda condenou Lula a pagar ao réu 15% do valor da causa, ou R$ 225 mil (Estadão)

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/04/2017 11:43
MEIRELLES DIZ QUE PAÍS PODE CRESCER MAIS DE 3% SE REFORMAS FOREM APROVADAS

 
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse ontem (20) em Washington que a retomada do crescimento no Brasil será lenta, devido ao nível profundo de recessão, mas que o país deve chegar ao final do ano crescendo a uma “taxa forte”.

Segundo ele, o crescimento em 2018 pode ser de mais de 3%, caso as reformas trabalhista e na área microeconômica sejam aprovadas. “Nossa expectativa é que tenhamos em 2018 um crescimento mais forte do que o esperado”, disse. Meirelles está em Washington, onde participa até sábado (22) da reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.

Esta semana, o FMI estimou que o crescimento do Brasil em 2018 deva ficar em 1,7%. Segundo o ministro, é papel do fundo fazer uma avaliação mais “conservadora”. Além disso, de acordo com Meirelles, o relatório não levou em conta a aprovação, ontem (19), do regime de urgência para votação da reforma trabalhista na Câmara.

Segundo o ministro, o foco do governo continua sendo a aprovação da reforma da Previdência. Meirelles reiterou que as mudanças ao texto original feitas pelo relator da proposta na Câmara, deputado Arthur Maia (PPS-BA), não comprometem o ajuste fiscal e estão dentro das expectativas do Ministério da Fazenda. (Agência Brasil)
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/04/2017 11:22
FERIADÃO COMEÇA COM CHUVA EM SALVADOR

 
Quem pensou em curtir o dia de Tiradentes, lembrado nesta sexta-feira (21), não teve sorte se a opção era ir a praia ou algum outro programa a céu aberto. Desde o início da manhã uma forte chuva caiu sobre a capital baiana deixando tempo fechado.
 
A avenida Paralela, bairros da Cidade Baixa  e Subúrbio Ferroviário foram as áreas mais atingidas pelas chuvas. De acordo com informações da Transalvador a área de maior atenção é próximo à feira de São Joaquim, onde há ponto de grande alagamento.

A previsão é de chuva na capital baiana até domingo. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria chegou a Salvador nesta quinta e deve deixar o tempo chuvoso também no fim de semana. Nesta sexta-feira (21), a cidade também deve ter ventos fortes, de até 30km/h, três vezes mais do que o normal. (Correio)

 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/04/2017 11:03
S&P REVISA PERSPECTIVA DA NOTA DA VALE DE ESTÁVEL PARA POSITIVA

 

A agência de classificação de risco Standard and Poor's (S&P) revisou a perspectiva da nota de crédito global da Vale de estável para positiva. Já o rating da mineradora foi mantido em "BBB-, no último degrau dentro do grau de investimento (selo de bom pagador).

"A Vale tem apresentado rápida melhora em sua qualidade de crédito, beneficiada pelos preços favoráveis do minério de ferro e pelas medidas adotadas por sua administração com vistas a conter a alavancagem da empresa, incluindo desinvestimentos de ativos não core e reduções de custos operacionais", destacou a agência.

Na avaliação da S&P, o fortalecimento nos preços do minério de ferro nos últimos seis meses deverá permitir à Vale reduzir sua dívida entre US$8 bilhões e US$10 bilhões até o fim de 2017.

"Em nossa visão, uma posição de dívida consideravelmente mais baixa pode resultar na elevação dos ratings da empresa, pois reduziria sua vulnerabilidade a declínios de preços, compensando a típica volatilidade dos fluxos de caixa da Vale", afirmou a agência. (G1)
 

.............................................................................................................................................................................................................................................
21/04/2017 10:31
JUSTIÇA MANDA MPF INVESTIGAR LICITAÇÃO DA TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO


A Justiça determinou ao Ministério Público Federal (MPF) que investigue a licitação do Eixo Norte, última etapa das obras de transposição do Rio São Francisco. O projeto teve forte disputa, mas o Ministério da Integração Nacional inabilitou os dois primeiros consórcios por critérios técnicos e declarou o terceiro colocado, o consórcio Emsa-Siton, como vencedor.
 
Primeiro colocado na concorrência, o consórcio formado pela Passarelli, Construcap e PB Engenharia entrou com ação judicial para suspender o processo. A Justiça não deu a liminar, mas decidiu enviar o caso ao Ministério Público Federal por conta da diferença de preços entre a primeira e a terceira proposta, de R$ 75 milhões.
 
"Não obstante isso, determino o imediato encaminhamento de cópia integral dos presentes autos ao MPF, em meio eletrônico, considerando que chama a atenção a alegada diferença de R$ 75 milhões entre a proposta apresentada pelas impetrantes e a que foi reputada vencedora pela administração pública", diz o despacho. (Estadão)

 

.............................................................................................................................................................................................................................................

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 ...6844     Total: 136863



Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 1503 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3037 - 2960