COLUNISTAS
 

ARMANDO AVENA - BAHIA: A ECONOMIA VOLTOU A CRESCER
ADARY OLIVEIRA - O PORTO DE SALVADOR E A INTEGRAÇÃO DOS GOVERNOS
LUCAS LEAL - A SEMANA NA BOLSA - OBJETIVO QUASE ALCANÇADO


BUSCA
 



ENTREVISTAS
 


CEZAR LEITE - VEREADOR PELO PSDB


SEU INVESTIMENTO
 


8% DOS BRASILEIROS AINDA UTILIZAM CHEQUE PRÉ-DATADO




FRASE DO DIA
 


"Fico com pena do vereador, é tão medíocre. Primeiro porque ele deveria me dar o título, ele sabe que faz parte da elite política perversa"

Lula
Ex-presidente do Brasil falando sobre a ação do vereador que proíbiu ele de receber um título na UFRB  









NOTÍCIAS - BAHIA INVEST
 
FÓRUM DISCUTE IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA O TURISMO
18/08/2017 12:00


A importância da inovação e tecnologia para a gestão estratégica do turismo é o tema central do Fórum TurisTIC, cuja programação prossegue nesta sexta-feira (18), no Sheraton da Bahia Hotel. Pela segunda vez no Brasil, o evento é promovido pela Barcelona Media Inovação Brasil e visa a estimular a competitividade dos destinos turísticos.
 
Aberto na noite desta quinta-feira (17), o fórum oferece, dentre outras temáticas, a partilha de experiências na gestão dos destinos turísticos como as Ilhas Baleares, na Espanha, e cidades brasileiras como Maceió (AL) e Bonito (MS); apresentações sobre incremento da competitividade dos destinos turísticos por meio da inovação e tecnologia; e uma mostra de como a gastronomia das diferentes regiões do país pode ser trabalhada como atrativo turístico potencial.
 
Durante solenidade de abertura do evento, o secretário do Turismo da Bahia, José Alves, falou sobre a importância da sinergia entre atores do turismo. “Aliar ideias inovadoras e tecnologia aos potenciais turísticos é uma estratégia fundamental para a gestão e promoção dos destinos. Esse deve ser um trabalho constante para elevar a competitividade dos destinos turísticos”, defendeu.
 
José Alves também destacou a diversidade dos atrativos turísticos da Bahia, dividida em 13 zonas turísticas e mais de 100 municípios com reconhecido potencial para a atividade, e falou sobre os esforços do governo para o desenvolvimento do turismo. Uma das vertentes deste trabalho visa à atração de novos voos para o Estado.

 



.......................................................................................................................................................................................................................



FESTA DO LICURI MOVIMENTA O MUNICÍPIO DE CAÉM NESTE FINAL DE SEMANA
18/08/2017 10:10

 

O licuri, considerado “ouro do sertão”, responsável pela geração de renda de agricultores familiares do semiárido baiano, terá seu momento de destaque neste sábado (19) e domingo (20), com a realização 10ª edição do Festa do Licuri, que neste ano acontece na comunidade Quilombola de Várzea Queimada, no município de Caém, Território de Identidade Piemonte da Diamantina.
 
O evento tem o objetivo de dar visibilidade aos potenciais naturais existente no semiárido, resgatar a cultura regional, preservar e replantar os licurizeiros, promover um espaço de relações comerciais e troca de conhecimentos, além da valorizar o licuri como importante produto para a segurança alimentar, e geração de renda para agricultores familiares e para a economia do Estado.
 
A festa é uma iniciativa da Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes), instituição formada por agricultores e agricultoras familiares, organizados em grupos comunitários de produção, que possuem o licuri como “carro-chefe” das suas atividades produtivas. O evento conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). 
 
Todos os anos, o Festival do Licuri atrai milhares de pessoas, entre produtores, apreciadores, estudantes, pesquisadores, chefs de cozinha e curiosos que a cada ano contribuem para o crescimento do Festival.

 



.......................................................................................................................................................................................................................



IEL PREMIA AS MELHORES EMPRESAS DA BAHIA PARA ESTAGIAR
18/08/2017 10:03

 

 

O programa de estágio desenvolvido pelo Terminal de Contêineres do Porto de Salvador está entre os destaques finalistas do Prêmio IEL de Estágio, realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi, organização integrada à Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). A cerimônia de premiação vai ocorrer amanhã, 18 de agosto, às 14h, no auditório da FIEB, Stiep.
 
A iniciativa visa destacar as empresas com melhores práticas de atração, desenvolvimento e retenção de estagiários. Ronilson Souza, gerente de desenvolvimento humano e organizacional do Tecon Salvador, explica que tão importante quanto dar espaço a estes futuros profissionais, é dar atenção ao nível de aproveitamento que cada um absorve nas suas atividades. “É importante pra gente saber se o estagiário está exercitando suas habilidades e adquirindo novos conhecimentos que irão somar em seu futuro profissional”, revela Souza.
 
Atualmente, o terminal conta com 16 estagiários trabalhando em diversos setores. Um deles é a Larissa da Costa Souza, que está há mais de um ano no Tecon, e destaca o acompanhamento recebido. “É comum em outros estágios você executar atividades que não estão relacionadas ao seu curso. No Tecon, eles entendem que você está ali para se desenvolver, e enxergam você como um possível futuro colaborador”, avalia a estudante do 8º semestre de administração. Como resultado deste programa de estágio do terminal, 18 estagiários já foram efetivados ao final do curso.
 
Criado em 2004, por uma iniciativa do IEL/BA em parceria com o Fórum de Estágio da Bahia, o prêmio também destaca estudantes e instituições de ensino que apoiam e incentivam a prática de estágio durante a formação acadêmica dos alunos, baseadas na legislação em vigor.

 



.......................................................................................................................................................................................................................



VIA VAREJO INICIA PREPARAÇÃO TECNOLÓGICA PARA A BLACK FRIDAY
17/08/2017 13:24

 

 
Estrutura logística da companhia foi aumentada em 30%. Somente na área de tecnologia, são mais de 1,5 mil pessoas trabalhando para garantir a excelente experiência de compras dos clientes nos sites da Casas Bahia, Pontofrio e Extra. A Via Varejo, administradora das marcas Casas Bahia, Pontofrio e do e-commerce do Extra, já se organiza tecnologicamente para estar preparada para a Black Friday, realizada na última sexta-feira de novembro. O planejamento sobre os investimentos e as ações a serem efetuadas começaram em março e, desde junho, as áreas de TI da companhia se reúnem periodicamente para discutir os próximos passos e executar testes de carga simulando uma quantidade de compras por minuto até sete vezes acima do observado em dias comuns no e-commerce. Isso permite corrigir falhas de sistema que possam comprometer o desempenho dos sites durante a data comercial.

Para este ano, a Via Varejo aumentou em 30% a infraestrutura tecnológica, composta por servidores de alta densidade, armazenamento de dados de última geração e conectividade de larga escala. Além disso, será a primeira vez que uma companhia de varejo no Brasil utilizará multicloud para armazenamento de informações. Trata-se de plataformas distintas que estarão integradas e irão permitir aumentar ou encolher o tamanho da infraestrutura sem necessidade de novos equipamentos, possibilitando flexibilizar a operação em nuvem para se adaptar conforme a demanda, sendo ela acima ou abaixo do esperado. 

“A Via Varejo é uma das referências em Black Friday e buscamos aprimorar a cada ano nossa operação para que a jornada de compra dos clientes seja cada vez mais descomplicada, rápida e no tempo de resposta desejado.  Isso implica em manter os sites em perfeito estado de funcionamento através de uma rotina rigorosa de testes e dedicação de todo o time”, afirma Flávio Dias, Diretor de E-Commerce da Via Varejo. Nesta etapa inicial, os testes de carga acontecem quinzenalmente e são feitos durante a madrugada para não prejudicar a performance dos sites. A partir de setembro, passarão a ser semanais até se tornarem diários e mais frequentes a poucas semanas da Black Friday. 



 



.......................................................................................................................................................................................................................



TAPIOCA E BEIJU SE DESTACAM NA EXPORURAL 2017
17/08/2017 08:36


Até o próximo domingo (20), uma diversidade de produtos da agricultura familiar e economia solidária, de diversos municípios da Bahia, podem ser encontrados na Exporural 2017, no Parque de Exposições de Salvador. Um dos destaques são a goma de tapioca e o beiju da Cooperativa dos Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan).
 
Para o representante da Rede Mata Atlântica, na qual a Coopatan está inserida, Wilson Souza Nunes, é muito importante participar deste tipo de evento para apresentar os produtos a outros mercados e fazer rodadas de negócios: “Aqui a gente consegue fazer contato com exportadores, como por exemplo um exportador da Suíça que já conversou com a gente sobre a possibilidade de comprar algum de nossos produtos”.
 
Ainda segundo Nunes, o Governo Estadual tem dado muito apoio para rede: “Temos essa parceria para discutir a parte da formalização, da organização e da comercialização para que a gente possa ter retorno na base, com retorno financeiro e melhoria da renda”.


 



.......................................................................................................................................................................................................................



ESTUDANTES TEM EXPERIÊNCIA COM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO PARQUE TECNOLÓGICO
17/08/2017 08:15

 

A criatividade dos estudantes do 2º ano do curso técnico em administração do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães do Barreiro foi estimulada com uma visita ao Parque Tecnológico da Bahia, nesta quarta-feira (16). No parque, os alunos conheceram três empreendimentos, incluindo a Fiocruz e uma especializada na produção de games. Com 22 empresas incubadas, nove residentes e quatro instituições de ensino, o espaço é inteiramente voltado para a tecnologia e inovação. Escolas que quiserem levar os alunos para realizar a visita devem preencher o formulário no site da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Informação (Secti) .
 
A professora de iniciação à ciência do Colégio, Lurdes Ramos, explica que essa empolgação sentida pelas alunas é exatamente o objetivo da visita. “Essa atividade fomenta o desejo de continuar fazendo experiências na linha da ciência. Esses jovens vieram com expectativa de ampliar as informações na área da informática, da administração, e eles podem utilizar isso dentro da realidade deles, nos projetos que eles têm, para o bem da escola e depois para o bem do bairro onde eles estão inseridos”.
 
Diretor de uma das empresas que foi visitada, Rafael Câmara informa que o empreendimento começou há seis anos, junto com o Parque Tecnológico, como uma empresa incubada. “Crescemos com o apoio da Fapesb. Hoje já sobrevivemos com nossa própria receita. Mas vamos concorrer a editais para novas ideias, é quando a gente cria coisas novas, ganha destaque e vai ser bom aparecer com outros projetos”. Sobre receber os alunos, ele disse que é importante colaborar com o desenvolvimento deles. “A gente dá dicas de como eles podem crescer, aparecer e evoluir no mercado e na sociedade. Isso para nós também é bem interessante”.
 
De acordo com o coordenador do parque, Igor Galvão, o espaço está aberto para receber estudantes de ensino médio e profissionalizante, tanto de escolas públicas como privadas, além de universidades. “A intenção é popularizar e trazer a sociedade para mais perto da área de ciência e tecnologia. Os estudantes da rede pública são selecionados pelo programa do Governo do Estado, e ingressam aqui como estagiários”. Galvão informa ainda que, no próximo dia 20 de agosto será aberto um edital para recepcionar novos projetos, nas áreas de biotecnologia, tecnologia da informação e comunicação e ainda engenharia.

 



.......................................................................................................................................................................................................................



DEPUTADO DEFENDE ESTRUTURAÇÃO DA PRODUÇÃO DE SISAL NA BAHIA
16/08/2017 12:10

  

Membro da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Heber Santana (PSC), defende a prioridade de investimentos na agropecuária, um dos mais importantes segmentos da economia do Estado e do País, e um dos caminhos de saída da crise econômica.

"A Bahia possui inúmeras cadeias produtivas importantes que precisam ser estruturadas para gerar emprego e renda e evitar o êxodo rural", afirma Heber, apontando a cadeia do sisal como uma das mais relevantes e que precisa de investimentos e tecnologia. "Não podemos falar da Bahia sem lembrar que o semiárido ocupa 65% do território do estado, que tem o sisal como cultura predominante, envolvendo direta e indiretamente mais de 600 mil pessoas em quase 60 municípios", disse ele.
 
Heber Santana lembra que a Bahia é o maior produtor de sisal do Brasil, mas tem enfrentando graves problemas, como a seca, que afetam a produção, impedindo a geração de empregos e renda. Ele afirma que "a Comissão de Agricultura da Assembleia pode pensar e discutir soluções e ver que caminhos podem ser encontrados pelo Estado para que essa importante cultura possa continuar seu ciclo de desenvolvimento".
 
O deputado lembra que a produção de sisal gira em torno de 90 a 110 mil toneladas/ano, e lamenta que por falta de tecnologia aproveita-se menos de 5% da planta. "Entendo que é importante criar condições para a agroindustrialização e  utilização de 100% dos subprodutos, que podem ser utilizados na alimentação animal, indústria automotiva e moveleira, além da construção civil, produção de biomantas, xampus e bioinceticidas, gerando mais empregos e renda, assegurando a convivência com o semiárido e a recuperação econômica e social da região sisaleira.

 



.......................................................................................................................................................................................................................



SAEB REALIZA 1º PREGÃO COM TRAMITAÇÃO ELETRÔNICA DE PROCESSOS
16/08/2017 10:35


O governo baiano acaba de promover o seu primeiro pregão eletrônico com tramitação integralmente realizada no SEI Bahia, o sistema oficial de gestão de processos e documentos administrativos digitais no âmbito dos órgãos e das entidades do Poder Executivo. A licitação - homologada no Diário Oficial do Estado do último sábado (12.08) - vai viabilizar contratos no valor de aproximadamente R$ 105 milhões com as empresas Ford, Toyota e Fiat para a aquisição de 1.026 viaturas que irão servir às Polícia Civil e Militar e ao Departamento de Polícia Técnica (DPT).
 
“É a primeira vez que concluímos um processo de aquisição de materiais praticamente sem recorrer ao papel”, conta o coordenador de Apoio às Licitações Governamentais da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), Adriano Oliveira, mostrando na tela do computador os arquivos com mais de 300 páginas que revelam todo o fluxo do processo na Saeb, desde o encaminhamento, no início de junho, da solicitação feita pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) até a homologação da licitação.

“Até os documentos enviados pelas empresas vencedoras em atendimento às exigências do pregão foram escaneados para permitir a viabilização no sistema”, acrescenta Adriano. Segundo o coordenador, sete dos 40 processos que estão sendo acompanhados pela sua área  no momento estão tramitando no novo sistema. “Toda a nossa equipe já participou do treinamento e estamos fazendo um esforço grande para nos adaptarmos à mudança”, conta.
 
Homologado o pregão, o processo segue agora para a Diretoria de Materiais da Saeb, que já está encaminhando os procedimentos para viabilizar a assinatura dos contratos. “Lançar os documentos no SEI é super-fácil,  os servidores das diferentes áreas podem acompanhar o processo ao mesmo tempo, e há um ganho grande tanto para os cofres públicos, como para o meio ambiente com a redução no consumo de papel”, avalia a coordenadora de Gestão de Compras da Diretoria de Materiais da Saeb, Ana Mercedes.

 



.......................................................................................................................................................................................................................



GOVERNO AUTORIZA ESTUDOS DE BARRAGENS EM RIO DO PIRES E TAPIRAMUTÁ
15/08/2017 12:00

 
A autorização para estudos para implantação de barragens para os municípios de Rio do Pires e Tapiramutá foi assinada, nesta segunda-feira (14), pelo secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, o presidente da Cerb, Marcos Bulhões e os prefeitos Gilvânio Antônio dos Santos (Rio do Pires) e Djalma Santos Junior (Tapiramutá).

A intermediação foi feita pelo deputado federal, Mário Negromonte Jr, Gilvânio Antônio dos Santos Djalma Santos Junior. Os investimentos serão da ordem de R$ 550.000,00.

“Trata-se de mais duas grandes ações do governo do estado, para o enfrentamento do processo de convivência com a seca”, pontuou o secretário, frisando que as barragens terão como finalidade o abastecimento humano nas sedes de Rio do Pires e Tapiramutá, onde existe déficit de vazão no abastecimento, que provoca racionamento ao longo de vários meses durante o ano. 

“Só tenho a agradecer, pois a intervenção vai beneficiar milhares de pessoas da nossa cidade, que há muito sofrem com a seca”, agradeceu o gestor de Rio do Pires. “Em nome do povo de Tapiramutá agradeço ao governo do estado e deputados baianos pelo empenho e pelo avanço que a barragem trará para todos”, disse o prefeito Djalma Santos Jr.  

 



.......................................................................................................................................................................................................................



CONGRESSO ESTADUAL BUSCA FORTALECIMENTO E UNIÃO DO SEGMENTO LOJISTA
14/08/2017 10:45

 
A FCDL BA – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Bahia – realiza, nos dias 17 a 20 de agosto, na Vila Galé Marés, em Guarajuba, o 35º Congresso Estadual do Comércio Lojista, com o slogan “Por um varejo cada vez mais motivado e unido”. São aguardadas 600 pessoas entre empresários, representantes de grandes redes varejistas, autoridades, parceiros e patrocinadores.
 
Para o presidente da FCDL Bahia, Antoine Tawil, o evento possibilita encontro de lideranças e executivos, ajuda a fortalecer a categoria, e promove o desenvolvimento de negócios. “A troca de conhecimento e experiência é fundamental, sem falar na discussão de questões centrais para o segmento empresarial”, explica.
 
O evento de quatro dias inicia na quinta-feira 17, à noite, com cerimônia de abertura e as presenças dos presidentes da FCDL Bahia, Antoine Tawil, da CNDL, Honório Pinheiro, e das CDLs baianas. A programação inclui palestras, painéis temáticos, reuniões de lideranças e exposição de produtos e serviços.
 
Entre os nomes da programação, destaque para o empreendedor social, poeta e escritor, Bráulio Bessa, que vai falar sobre o tema “O jeito arretado de empreender”. Bessa é criador do projeto Nação Nordestina, que tem mais de um milhão de seguidores nas redes sociais. O escritor integra o elenco do programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo.
 
Também são destaques na programação a palestra do economista e comentarista de economia Samy Dana, que vai tratar de “Economia e varejo”, e a participação da especialista em Varejo e Tecnologia da Informação, Regiane Romano, sobre "Tecnologia como Diferencial Competitivo na Gestão do Negócio".
 
O evento contará com um painel sobre cases de sucesso, com os cases do Pinheiro Supermercado, apresentado pelo empresário e presidente da CNDL, Honório Pinheiro; Grupo Ferreira Costa, apresentado pelo diretor do grupo, Guilherme Ferreira Costa. Participa do painel também a escritora e empreendedora Claudia Giudice. A mediação ficará com a jornalista Patrícia Nobre.

 

 


.......................................................................................................................................................................................................................



FLIPELÔ E CAMPUS PARTY TERMINAM COM GRANDE SUCESSO EM SALVADOR
14/08/2017 08:16


Dois grandes eventos dos universos das letras e das tecnologias foram encerrados neste domingo (13) em Salvador com sucesso de público e movimento: a primeira edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) e a Campus Party, evento de destaque mundial na área de tecnologia e informática.
 
Com saraus, mostras e exposições, a Flipelô teve cinco dias de evento em homenagem ao escritor baiano Jorge Amado, que faria 105 anos na última quinta-feira (10). Entre os casarões coloniais do Centro Histórico de Salvador, no Largo do Pelourinho, em frente à sede da Fundação Casa de Jorge Amado, um colorido letreiro com o nome #FLIPELÔ foi cenário de fotos de turistas e participantes da Festa Literária.

Durante estes cinco dias, passaram pela Flipelô importantes nomes da literatura, como Pasquale Cipro Neto, Talita Rebouças, Antônio Torres e Alexandra Lucas Coelho; a biógrafa de Jorge Amado, Josélia Aguiar; e a escritora mineira Conceição Evaristo, que participou de uma mesa sobre a resistência das mulheres negras, sobretudo na literatura.
 
Também neste domingo, em Salvador, jovens e estudantes se despediram do mundo da tecnologia e inovação da Campus Party, uma feira mundial que aconteceu pela primeira vez na Bahia e inovou ao ser realizado em um estádio de futebol, a Arena Fonte Nova.
 
A Campus Party Bahia terminou, oficialmente, na noite de ontem (12), com a premiação de vencedores de competições, palestras de encerramento, apresentação dos organizadores e voluntários e apresentação de orquestra. Ao todo, 4 mil jovens se inscreveram para acampar nas conhecidas barracas de camping da Campus Party. Além disso, cerca de 40 mil pessoas circularam na área aberta ao público, onde houve exposições de inovações tecnológicas, incluindo robôs e simuladores de voo. (Agência Brasil)

 



.......................................................................................................................................................................................................................



PROFESSORES SÃO QUALIFICADOS NO 6º ENCONTRO DO PROGRAMA MAIS INFÂNCIA
12/08/2017 10:10

 
Para qualificar professores de creches escolas comunitárias de Salvador, as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) promoveram, neste sábado (12), o 6º Encontro de Formação Pedagógica dos Professores de Creches Comunitárias, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), localizado na Avenida Paralela, em Salvador. As aulas acontecem por meio do Programa Mais Infância, que tem o objetivo de preparar, até o final deste ano, cerca de 400 profissionais para atender melhor as crianças de 0 a 5 anos, que são assistidas pelas creches.
 
Os encontros de formação são gratuitos e acontecem no segundo sábado de cada mês. O curso tem carga horária de 40 horas, com direito a certificação. De acordo com o diretor do Centro de Formação, Manoel Calazans, o propósito é melhorar a infância no estado da Bahia. “Essas escolas desenvolvem um trabalho social fantástico, e aqui estamos dando a oportunidade para que os professores expandam seus conhecimentos e potencializem suas habilidades para desempenharem um papel pedagógico cada vez melhor".
 
Ao longo do ano, os professores serão qualificados em temas pedagógicos voltados para a educação infantil. Neste sábado, eles participaram de oficinas de prestação de contas e de literatura infantil e de um bate papo interativo. Para o palestrante Francisco Torres, o objetivo é fazer com que as creches tenham uma maior transparência na utilização de recurso. “É importante que as pessoas responsáveis pelas creches tenham mais conhecimentos contáveis para elaborar uma prestação de contas nítidas para a sociedade”.

 



.......................................................................................................................................................................................................................



CAMPUS PARTY: STARTUP BAIANA ESTÁ ENTRE AS 20 DO PAÍS
11/08/2017 10:00

 
A startup baiana República Interativa está entre as 20 selecionadas em todo o País para a apresentação de cases na Campus Party. A empresa, que tem projetos de inovação foi uma das finalistas do Inovativa Brasil 2016, um programa do Sebrae voltado para o setor.
 
Entre os projetos de sucesso da startup de DNA baiano está o Futsapp, aplicativo que apresenta os resultados das partidas de futebol e também notificações dos jogos e times para os usuários. Um dos diferenciais da ferramenta são as notícias de clubes de futebol com pouca visibilidade ou que estão em divisões inferiores de campeonatos estaduais.
 
Para um dos integrantes da República Interativa, Donjorge Almeida, a participação da startup na Campus Party Bahia é a realização de um sonho. “É o maior evento de tecnologia do mundo e também um case de sucesso. Ter a nossa startup no evento está sendo muito proveitoso, pois entre mais de 500 Startups colocaram seus projetos e nós fomos umas das 20 selecionadas, mostrando que todo nosso trabalho feito nesse doi anos foi válido”, disse. Há ainda o aplicativo Master League, que é um gerenciador de futebol para e-games.

 



.......................................................................................................................................................................................................................



ESTADO INVESTE R$ 2,5 MILHÕES NO FOMENTO AO ARTESANATO BAIANO
11/08/2017 08:40

 

A notícia do incremento de R$ 2 milhões no edital de publicização do fomento ao artesanato baiano foi o ponto alto do 1º Congresso de Artesãs e Artesãos do Estado Bahia, realizado nesta quinta-feira (10), no Auditório do Ministério Público Estadual, no bairro de Nazaré, em Salvador.
 
Com a participação de 230 artesãs e artesãos, de 26 municípios, o Congresso foi realizado por associações de artesanato, com o apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato.
 
Na oportunidade, foi eleita e empossada a diretoria da Federação das Associações e Cooperativas de Artesãs e Artesãos do Estado da Bahia e realizada a eleição de 30 delegados e delegadas que vão participar do VIII Congresso Nacional do Trabalhador Artesão, que acontece em Brasília.
 
“O incremento do edital do artesanato, no valor de R$ 2,5 milhões, vai ser publicado no Diário Oficial do Estado na sexta-feira (11). Inicialmente seriam R$ 500 mil reais, mas apesar da crise financeira, o governador Rui Costa, reconhecendo a importância do segmento, autorizou esse incremento substancial”, explicou a secretária Olívia Santana (Setre).
 
Presente na abertura do evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner, falou sobre os desafios do artesanato baiano. “A Bahia é um estado grande, temos que fortalecer a rede de artesanato baiano, investir em qualificação e, no que eu considero o maior gargalo do segmento, a comercialização dos produtos”, elenca Wagner.

 



.......................................................................................................................................................................................................................



RUI COSTA QUER IMPLANTAR ESCOLAS TECNOLÓGICAS NA BAHIA
10/08/2017 18:07


 

O governador Rui Costa anunciou nesta quinta-feira (10) que o estado vai implementar o conceito de Escolas Tecnológicas nos mesmos moldes das Escolas Culturais. A ideia surgiu durante o encontro do petista na Governadoria com os jovens empreendedores que participam da Campus Party Bahia.
 
"Veio esse estalo de usar para a tecnologia o mesmo conceito das escolas culturais, que abrem um espaço em cada cidade da Bahia, servindo não apenas para os alunos, mas para toda a sociedade”, disse Rui. De acordo com ele, as unidades terão laboratórios de robótica, informática e eletroeletrônica, disponíveis para jovens que desenvolvem tecnologia.
 
Na ocasião, foi anunciada ainda a criação de um laboratório tecnológico em Canudos, no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com equipamentos doados pelo Instituto Campus Party.



 


.......................................................................................................................................................................................................................



FEIRA LITERÁRIA INCENTIVA TURISMO EM MUCUGÊ
10/08/2017 08:50

 

Cerca de quatro mil pessoas participam da 2ª Edição da Feira Literária de Mucugê (Fligê), que começa nesta quinta-feira (10) e segue até domingo (13). Com apoio do Governo da Bahia, o evento insere o Parque Nacional da Chapada Diamantina na programação cultural e dinamiza o turismo da região durante a baixa estação. 
 
As pousadas Nossa Casa na Serra e Pé de Serra alcançaram 100% de ocupação para o período da Fligê. Segundo a proprietária, Lúcia Voloção, os  turistas vêm de vários estados, como  Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, além dos baianos. “A Fligê incrementa os negócios e o turismo na região”, afirmou. Outro meio de hospedagem que registra ocupação máxima é a pousada Mucugê, com todos os 30 apartamentos já reservados. 
 
De acordo com o secretário municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, Euvaldo Ribeiro, os comerciantes de Mucugê ampliaram a contratação de mão de obra para atender aos participantes da Fligê. “Divulgamos o evento dentro e fora do estado, e a expectativa é que tenhamos 100% de ocupação nos hotéis e pousadas da cidade”, comemora.


 



.......................................................................................................................................................................................................................



PREFEITURA ASSINA ACORDO DE MICROCRÉDITO COM BANCO DO NORDESTE
09/08/2017 17:21


 

A Prefeitura assinou protocolo de intenções com o Banco do Nordeste, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), na última terça (8), para que empreendedores informais de Salvador tenham acesso ao microcrédito. 
 
O objetivo do protocolo é firmar acordo de cooperação técnica para acesso ao programa Crediamigo. Com a medida, será possível a realização do projeto Família Empreendedora, que visa estimular iniciativas empreendedoras por parte de pessoas e famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), assistidas pelos Cras e Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) e abrigados nas Unidades de Acolhimento Institucional. O resultado será a autonomia socioeconômica das famílias.
 
Durante a reunião, foram apresentados os objetivos e linhas de ação do projeto Família Empreendedora e o perfil das famílias cadastradas no Cadastro Único – só em Salvador são cerca de 340 mil famílias cadastradas. Pelo CadÚnico, são identificadas as famílias de baixa renda, que seleciona as mesmas para acessar programas e benefícios socioassistenciais ofertados pelos governos federal, estaduais e municipais. Os dados norteiam a elaboração de políticas públicas de promoção social. 



 


.......................................................................................................................................................................................................................



18ª EDIÇÃO DA EXPORURAL DEVE TER MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA DE R$ 20 MILHÕES
09/08/2017 10:01


Os visitantes da 18ª edição da Exporural, uma das mais importantes feiras agropecuárias do Norte-Nordeste, terão mais uma oportunidade de conhecer, degustar e comprar diversos produtos da agricultura familiar e economia solidária de diversos municípios da Bahia, a partir deste sábado (12), no Parque de Exposições de Salvador.
 
Um espaço da Agricultura Familiar, composto por 25 estandes com produtos de cooperativas e associações baianas, trará para o evento um pouco da variedade produzida no interior do estado, e diferentes segmentos para exposição de produtos in natura (frutas e verduras), produtos industrializados (doces, biscoitos, farinhas de mandioca e milho, mugunzá, castanhas, mel, dentre outros), artesanatos (bijuterias, roupas customizadas, brinquedos infantis).
 
Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Rede Caatinga, o espaço contará também com uma praça de alimentação, onde serão servidas iguarias como espetinho de bode, tapiocas recheadas e pratos preparados com tilápia.
 
A Exporural contará com a participação de 500 expositore, 4 mil animais, entre bovinos, equinos, e um plantel significativo de caprinos e ovinos (2 mil exemplares), além de animais de pequeno porte.
 
A expectativa é que cerca de 50 mil pessoas visitem a feira e que haja uma movimentação financeira de R$20 milhões pelos leilões e vendas indiretas de animais, maquinários e implementos agrícolas, além de contratos com agentes financeiros. O ingresso custa R$10, valor único, e criança até 8 anos não paga. Nos dias 12,14,15 e 16 a entrada é 1 kg de alimento não perecível.

 



.......................................................................................................................................................................................................................



COMEÇA HOJE EM SALVADOR A CAMPUS PARTY, MAIOR FEIRA DE TECNOLOGIA DO BRASIL
09/08/2017 09:48

 


Salvador recebe a partir desta quarta-feira (09) a Campus Party Bahia, Considerada a maior feira de tecnologia do país. O evento, que vai até domingo (13), acontecerá na Arena Fonte Nova. Com o tema ‘Inovação Produtiva’, a Campus Party Bahia reunirá durante cinco dias jovens geeks e interessados em tecnologia e inovação, em um festival com temáticas de inovação, ciências, empreendedorismo, criatividade e entretenimento.

Serão mais 300 palestrantes, em mais de 250 horas de conteúdo. Além de palestras, o evento contará com workshops, hackathons, jogos freeplay e as clássicas bancadas com internet de alta velocidade. Os ingressos para campuseiros já se esgotaram, mas o evento oferece várias atrações de entrada aberta para o público no Open Campus, que funciona nos dias 10 e 11, das 10h às 21h, e no dia 12 das 10h às 18h. A estimativa é de que 40 mil pessoas passem por lá. Outros 4 mil participantes vão ficar acampados.
 
Pela primeira vez no mundo, o Campus Party terá uma área especialmente dedicada às crianças. Durante três dias, serão oferecidas 10 horas de programação diária, em uma área de 100 metros quadrados, com atividades lúdicas inseridas no universo tecnológico. A Campus Kids será um espaço de aprendizagem voltado para crianças entre 5 e 12 anos, que funcionará das 10h às 21h, na quinta (10) e na sexta-feira (11), e, no sábado (12), das 10 às 18h. No parque lúdico, as atrações apresentarão às crianças conceitos básicos de robótica, programação de computadores e sistemas de informação. Monitores demonstrarão o funcionamento de robôs, com explicações didáticas para a garotada.
 
Além de apresentações teatrais e contação de histórias, as crianças terão acesso a oficinas de programação em Minecraft, criação de games 2D e realidade aumentada. As oficinas serão realizadas em parceria com a Happy Code, escola de programação para crianças e adolescentes, e ocorrerão três vezes ao dia: a partir das 10h30, 15h e 17h30. São oito oficinas diariamente, cada uma com duração de 45 minutos, sendo as turmas fechadas de acordo com a ordem de chegada.
 
Acontecem ainda três workshops (empreendedorismo, ciência e inovação e entretenimento e criatividade) e dois hackathons em parceria com o governo, com temas de trabalho e mobilidade  (clique aqui para mais informações sobre o Desafio Bahia). O público infantil também vai poder conversar com youtubers, escritores mirins e programadores. Eles falarão sobre temas como culinária para crianças e jovens, entretenimento, experimentos e games.
 
No Espaço Kids, o Stripulia, grupo de teatro e animação cultural, fará duas apresentações diárias, com uma hora de duração cada.A criançada poderá, ainda, participar da Batalha das Letrinhas, remontando uma história infantil, em computador, com a ajuda dos pais, mergulhar no universo dos contos, disponíveis em tablets, compartilhar suas leituras e livros preferidos, em tempo real e, com a ajuda de tecnologia desenvolvida pela startup baiana Tibi, virar um personagem e entrar em um livro.
 
A Campus Party terá uma área totalmente dedicada para que estudantes universitários deem visibilidade aos seus projetos acadêmicos que se destacaram pelo uso da tecnologia, criatividade e impacto social. O espaço, chamado Campus Future, ficará na Área Open do evento, que é gratuita e receberá diversas atrações de inovação e empreendedorismo.
 
Entre os projetos apresentados na Campus Future está o ‘AmmaMentar’, desenvolvido pelos alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge). O projeto é voltado a aproximar doadoras e solicitantes de leite materno via  sistema eletrônico disponível de forma gratuita e acessível pela internet e dispositivos mobile. A iniciativa ganha ainda mais relevância durante o Agosto Dourado – mês voltado ao incentivo e conscientização sobre a importância do aleitamento moderno.
 
Um robô independente, especializado na limpeza de parques, que coleta e separa o lixo reciclável e um aplicativo desenvolvido especialmente para auxiliar na aprendizagem de crianças com autismo. Essas e outras inovações criadas e desenvolvidas por alunos da Universidade Salvador (Unifacs) para o evento. 





.......................................................................................................................................................................................................................



SIMULADOR DE VOOS É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO DA CAMPUS PARTY
08/08/2017 10:30

 

 
A Campus Party Bahia, que acontece de quarta-feira (9) a domingo (13), na Arena Fonte Nova, terá como uma de suas atrações um simulador de voo, usado para dar aulas a estudantes da rede pública estadual. O simulador faz parte das inovações que a Secretaria de Educação do Estado vai apresentar na feira tecnológica e estará aberto ao público, na quinta (10) e sexta-feira (11), das 9h às 21h, e no sábado (12), das 9h às 18h, na área Open Campus, espaço gratuito.
 
O simulador funciona em uma cabine real de uma aeronave da Embraer, com mais de quatro metros de comprimento e com o que há de mais moderno em tecnologia aeronáutica. É dentro desse equipamento, pousado no pátio do Colégio Central, situado no bairro de Nazaré, em Salvador, que os estudantes da rede pública estadual estão experimentando a sensação de “voar de verdade”. A iniciativa, promovida pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e oferece o curso de piloto virtual. 
 
O piloto e professor André Drummond, responsável pelo equipamento participará do evento. “A Campus é um dos maiores eventos de desenvolvimento tecnológicos do mundo e, após participar por duas vezes em São Paulo como visitante, agora tenho a chance de mostrar o salto tecnológico na Bahia e como nós fomentamos a integração com os alunos da rede pública, além de colocar nosso projeto em uma vitrine gigantesca para o Brasil e para o mundo”, enfatiza o professor e piloto. 
 
“A presença do simulador é muito importante para o processo de aprendizagem dos estudantes, pois oportuniza uma prática única e traz conhecimentos que se tornam o diferencial desses alunos em áreas como como matemática, física e geografia”, enfatiza Alcides Magalhães, diretor do CJCC. 
 
Além do aprendizado múltiplo pelas disciplinas citadas acima, o aluno ainda tem contato com termos e práticas reais da aviação em inglês e, por isso, precisam estudar a língua para que as aulas sejam mais completas e reais. Para isso contam também com o apoio de uma professora de inglês. 
 
“Oferecer a oportunidade de usar um simulador de voo é também realizar um sonho de voar e ainda proporcionando o aprendizado. Além de poder despertar a vontade e vocação na busca por carreiras ligadas à aviação”, diz o coordenador de Projetos do Centro Juvenil de Ciência e Cultura Iuri Rubim.
 
 
 



.......................................................................................................................................................................................................................




Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 709/710 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3037 - 2960