COLUNISTAS
 

ARMANDO AVENA - NO BRASIL REMÉDIO TEM GRIFE
LUCAS LEAL - PANORAMA DA SEMANA
ADARY OLIVEIRA - ACREDITE SE QUISER


BUSCA
 



ENTREVISTAS
 


ROBERTO DURAN - PRESIDENTE DA SALVADOR DESTINATION


SEU INVESTIMENTO
 


PAÍS TERÁ DE CRESCER 3% PARA GARANTIR FOLGA FISCAL, DIZ BANCO




FRASE DO DIA
 



“Dos nomes ventilados, o melhor é Lula. E, se ficarmos juntos com Lula, Cacá fica junto também!”.


João Leão, vice-governador da Bahia (PP),


Colocando fim à celeuma criada após declarações de seu filho, Cacá, sobre um possível apoio ao presidenciável Rodrigo Maia (DEM)









NOTÍCIAS - BAHIA INVEST
 
ADAB INCENTIVA O CULTIVO DO ABACAXI NO SUL E BAIXO SUL DA BAHIA
19/01/2018 08:19



 

Realizar a defesa sanitária com um trabalho interdisciplinar para o cultivo e produção do abacaxi. Essa é a proposta do Projeto de Análise de Riscos de Pragas desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). Desde 2012 esse trabalho vem sendo promovido no Sul e Baixo Sul, por meio da Coordenadoria Regional de Itabuna. As atividades abrangem cerca de 800 hectares, beneficiando diversas famílias da agricultura familiar, que cultivam o abacaxi, nos municípios de Valença, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá, Igrapiuna e Camamu.

Na prática, o projeto atua no combate a ‘Fusariose’ que vinha dizimando os plantios de abacaxi no baixo sul da Bahia. Nas lavouras que cultivam as variedades suscetíveis a praga, o prejuízo econômico chega a 50% do valor total, segundo levantamento fitossanitário da ADAB.

Porém, para sanar o problema, a ADAB introduziu, através de convênio firmado com a Biofábrica de Uruçuca o plantio de abacaxi da variedade Vitória. Essa cultivar não possui espinhos e é resistente a Fusariose. Os testes e resultados foram comprovados na colheita de áreas implantadas nos municípios de Ilhéus, Ibirapitanga, Camamu, Valença e Una. Todos evidenciaram a resistência da variedade Vitória ao fungo da Fusariose que desponta como uma possível solução de controle fitossanitário.

Por apresentar resistênicia à doença, nesse projeto não se faz uso de fungicidas contra a Fusariose, reduzindo a contaminação ambiental e beneficiando a saúde humana. As mudas desta variedade são encontradas na Biofábrica de Uruçuca, órgão da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (SEAGRI).

A ADAB tem capacitado os pequenos agricultores com palestras e cursos de fitossanidade no cultivo do abacaxi e manejo integrado da variedade Vitória. O projeto é realizado pela Diretoria de Defesa Sanitária Vegetal e tem a Coordenação do Drº Antônio Bergemann Oliva.



.......................................................................................................................................................................................................................



GOVERNO BAIANO PROMOVE O FORTALECIMENTO DA DEFESA AGROPECUÁRIA
19/01/2018 08:15


 

A participação direta no planejamento de reestruturação da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) promete fortalecer o setor agropecuário baiano. Técnicos da agência e o Diretor-geral, Paulo Cezar, receberam na quinta-feira (18) o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, na sede da ADAB, em Salvador. Foi apresentada ao secretário uma prévia dos objetivos, metas e planejamento da reestruturação que será lançada.
 
“Muito feliz com o que vi aqui. Essas propostas fazem parte de uma política de governo moderna, participativa e, sobretudo multidisciplinar. Não se pode pensar em defesa agropecuária sem trabalhar com educação sanitária nas diversas áreas de atuação. A nossa vinda aqui é para reforçar que a SDR está a disposição para colaborar nesse trabalho, já que essas ações estão diretamente ligadas ao nosso público-alvo que é a agricultura familiar e a agropecuária como um todo. Teremos outros encontros para formar essa reestruturação participativa”, pontuou o secretário Jerônimo Rodrigues.
 
A ADAB montou uma comissão que apresentará um balanço do atual cenário, com propostas para o aperfeiçoamento da defesa agropecuária. Essa comissão vai apresentar projetos e sugestões a médio e longo prazo. A ideia é que a agência, em um trabalho interdisciplinar, possa implementar modelos de gestões que vem dando certo. É válido ressaltar que essa reestruturação tem a participação efetiva da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI).



.......................................................................................................................................................................................................................



GOVERNO DA BAHIA INTENSIFICA COMBATE A FERRUGEM ASIÁTICA
18/01/2018 08:32


 

O Governo do Estado da Bahia inicia uma intensa fiscalização a plantação tardia da soja em todo estado. A medida visa combater a chamada “Ferrugem Asiática”. Por isto, o produtor deve ficar atento e denunciar as autoridades casos de plantio fora de época.
 
 A doença causada por um fungo é a principal responsável pela queda na produtividade em todo território baiano, sobretudo na região oeste do estado, que registrou foco da doença em uma propriedade no município de São Desidério.
 
 Para conter a Ferrugem e outras pragas, fica determinado que o vazio sanitário ocorrerá de julho até outubro, este ano. A prorrogação de um mês se deve justamente o controle desta e de outras pragas. A ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) afirma que as equipes de fiscalização já estão a postos em um raio de 20 km da propriedade atingida.
 
A Seagri (Secretária da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura) reitera que obedecer ao plantio dentro do período estabelecido diminui no futuro o período de vazio sanitário.



.......................................................................................................................................................................................................................



SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DISCUTE BAHIA 2035
18/01/2018 08:30



 

A Superintendência de Planejamento Estratégico – SPE/Seplan, realizou nesta terça-feira, 16, mais um Ciclo de Seminários Temáticos | Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) Bahia 2035 – Ciência, Tecnologia e Inovação, pensando o planejamento estratégico para Bahia a longo prazo. O evento realizado no auditório da Seplan, foi direcionado a servidores e técnicos de diversas secretarias do Estado e instituições.

O objetivo do PDI Bahia 2035 é estabelecer diretrizes para o Estado, apontando potenciais vetores de desenvolvimento, orientando a ação do Estado para a visão de futuro definida nas diretrizes e metas do Plano Estratégico e oferecendo elementos objetivos que norteiem a elaboração dos próximos 04 Planos Plurianuais, Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentárias Anuais (LOA), planos setoriais e planos estratégicos organizacionais.

Foram realizadas três mesas temáticas para debater a Ciência, Tecnologia e Inovação e seu papel no desenvolvimento do Estado. O presidente da SOFTEX Nacional, Ruben Delgado e o professor adjunto da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, Horácio Hastenreiter, abordaram o tema Inovação Tecnológica – 4ª Revolução Industrial e Perspectivas de inovação para o Brasil e a Bahia com o objetivo de sensibilizar de como CT&I são transversais, competitiva mundialmente e em pró da estruturação do governo. 



.......................................................................................................................................................................................................................



PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MICROBIOLOGIA AGRÍCOLA DA UFRB REABRE INSCRIÇĂ
17/01/2018 08:43


 

O Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola (PPGMA) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com a Embrapa Mandioca e Fruticultura, anuncia a reabertura das inscrições para a seleção de estudantes para ingresso no primeiro semestre de 2018. São ofertadas ao todo 11 vagas, distribuídas nas linhas de pesquisa Ecologia e Processos Microbianos Aplicados (3), Ecologia e Manejo de Fitopatógenos (4) e Diversidade Genética e Interações Microrganismo-Planta (4).
 
As inscrições estão abertas de 11 de janeiro a 02 de fevereiro. Neste período, os candidatos devem encaminhar via postal, por SEDEX, os documentos exigidos em edital para a secretaria do Programa. A homologação das inscrições estará disponível no site do PPGMA a partir de 16 de fevereiro. As provas da seleção serão aplicadas no dia 21 de fevereiro, das 14h às 18h, em Cruz das Almas, podendo ser descentralizada para candidatos que residem a mais de 250 km desta cidade. Na ficha de inscrição, o candidato deverá indicar a cidade escolhida para a prova. 



.......................................................................................................................................................................................................................



UNIVERSIDADE CORPORATIVA DA SAEB REALIZA CINCO CURSOS EM JANEIRO
17/01/2018 08:33



 

Estão com vagas abertas, pela Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS/Saeb), cinco cursos ofertados em parceria com a Diretoria de Desenvolvimento e Valorização de Pessoas (DDE), ligada à Secretaria da Administração (Saeb). São capacitações em atendimento, informática e instrutoria, abertos aos servidores do Poder Executivo Estadual baiano. As inscrições podem ser feitas no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br), de acordo com cronograma da DDE.
 
Das cinco capacitações previstas, duas são presenciais e as outras três são na modalidade EAD, totalizando 230 vagas. Os cursos “Qualidade no Atendimento” e “Básico de Instrutoria Interna” serão ministrados na sede da UCS/Saeb, situada no SAC Servidor, com 25 vagas cada. As inscrições para o primeiro podem ser feitas no Portal do Servidor até a próxima quarta-feira (17) e as aulas serão ministradas a partir do dia 29 de janeiro.
 
Já o segundo recebe inscrições por meio do gestor de instrutoria do órgão ao qual o candidato pertence. As aulas acontecem a partir do dia 22 de janeiro. Entre os cursos de modalidade EAD estão os de informática e redação: “Excel 2007 Básico”, “Power Point 2007” e “Redação Oficial”. Cada um conta com 60 vagas e iniciaram no dia 15 de janeiro. Mais informações pelo telefone (71) 3115-1620/1654/1590.



.......................................................................................................................................................................................................................



PROCURA POR SEGURO DE EVENTOS TEM CRESCIMENTO NA BAHIA
16/01/2018 12:00

 

 
Promover um evento exige atenção com cada detalhe, desde a contratação de um fornecedor até a segurança do público. E, na Bahia, a preocupação dos organizadores com essa questão tem aumentado. Segundo levantamento realizado pela Porto Seguro, houve no estado um crescimento da aquisição do Porto Seguro Eventos de 7% em 2017, em relação ao ano anterior.

Com o objetivo de prestar todo o suporte necessário para essas ocasiões, o produto oferece diversas garantias que vão desde a instalação/montagem do evento até a sua desmontagem. O seguro cobre incidentes como incêndio e/ou explosão; desabamento total ou parcial da estrutura; vendaval e granizo; e também danos causados aos veículos de terceiros sob a guarda do organizador quando estacionados no interior do estabelecimento ou em local destinado.

“A composição do preço do seguro prevê um conjunto de variáveis, como as coberturas e importâncias seguradas contratadas. Entendemos que o valor é acessível diante do investimento realizado no evento e em relação ao prejuízo que o organizador pode ter em caso de imprevistos. O produto é personalizado e conta com diversas opções de coberturas adaptadas ao orçamento do cliente", explica Eduardo Scartezini, gerente da sucursal da Porto Seguro na Bahia.

O Porto Seguro Eventos também prevê coberturas adicionais para atender a necessidade de cada cliente, tais como danos morais, não utilização do local, utilização de fogos de artifícios, não comparecimento da pessoa designada, além de equipamentos eletroeletrônicos musicais e cinematográficos. E para os casos de eventos com venda de ingressos, o organizador tem a possibilidade de contratar a cobertura de subtração de valores em bilheteria, que garante a reposição do montante proveniente das vendas.






.......................................................................................................................................................................................................................



CNPQ RECEBE INSCRIÇÕES PARA 15Âș PRÊMIO DESTAQUE NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA
16/01/2018 09:20


 

Destinado aos bolsistas de Iniciação Científica (IC) e de Iniciação Tecnológica (IT) do CNPq e às instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), o 15º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica está com inscrições abertas até o dia 09 de março de 2018. O objetivo é estimular bolsistas de IC e IT cujos relatórios finais se destacam pela relevância e qualidade, e as instituições que contribuíram para alcançar os objetivos do programa.
 
As categorias "Bolsista de Iniciação Científica" e "Bolsista de Iniciação Tecnológica" são divididas pelas áreas de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; e Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes. Podem participar bolsistas que desenvolveram projetos no período compreendido de 1º de agosto de 2016 a 31 de julho de 2017, independente da continuidade ou renovação da bolsa para o próximo período.
 
Os vencedores receberão R$ 7 mil em dinheiro, bolsas de mestrado ou doutorado, passagens aéreas e hospedagem para participar na 70ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a ser realizada de 22 a 28 de julho de 2018.
 
O resultado do prêmio será anunciado pelo CNPq até 18 de maio de 2018 no endereço www.destaqueict.cnpq.br. No site também é possível obter informações complementares e o formulário de indicação.



.......................................................................................................................................................................................................................



ESTUDANTES DESENVOLVEM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO INTELIGENTE
16/01/2018 08:36


 

Com o objetivo de facilitar o desenvolvimento das plantações em regiões secas e evitar o desperdício de água, 11 estudantes do curso técnico de nível médio em Manutenção e Suporte em Informática, do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) Bacia do Jacuípe, localizado em Ipirá, desenvolveram o projeto 'Tecnologia sustentável: irrigação automática inteligente'.
 
De acordo com os estudantes, a ideia surgiu a partir da constatação da necessidade de equipamentos agropecuários que poluam menos e desperdicem menos recursos naturais, fazendo com que os pequenos agricultores não percam as suas lavouras ou tenham que produzir menos por conta da escassez de água, causada pelo longo período de estiagem.
 
Para o desenvolvimento do projeto, o grupo utilizou uma placa de Arduíno, que é uma plataforma, a partir da qual foi criada uma 'horta inteligente'. O sistema tem a capacidade de captar a variação de umidade do solo através de um sensor de umidade, que serve para que a irrigação seja ligada apenas quando o solo estiver seco – a partir do acionamento de uma bomba, jogando a água para os canos de irrigação acionado – e seja desligada quando o solo estiver úmido o suficiente.



.......................................................................................................................................................................................................................



EMPREENDER É A CHAVE DO SUCESSO
15/01/2018 09:51


 

Os impactos da crise econômica fizeram o brasileiro voltar as atenções para o empreendedorismo. Dados do Sebrae revelam que, as micro e pequenas empresas respondem por 98,5% dos empreendimentos no Brasil e são responsáveis pela geração de 27% do Produto Interno Bruto (PIB).

Ainda segundo o Sebrae, cerca de 11,1 milhões de empresas foram criadas por necessidade nos últimos 3,5 anos no Brasil. O índice era de 29% em 2014, alcançou os 43% em 2015, e se manteve praticamente estável em 2016.  Mas a grande maioria das novas empresas criadas representam o microempreendedor individual (MEI), ou seja, uma pessoa que trabalha por conta própria e se formalizou como pequeno empresário.

Em matéria publicada hoje no Correio, “Visão além do alcance: dicas para enxergar boas oportunidades” são apontadas histórias de baianos que usaram da criatividade um instrumento para empreenderem no mercado. Dentre os cases o caso do Picolé Fit do administrador Luciano Caldeira. Atento ao mercado de fitness ele criou o Picolé Fit: que atende as necessidades de quem pratica atividade física e busca alimentação saudável. O produto, não leva açúcar nem adoçantes artificiais e leva na composição uma média de 10 a 15 g de proteína e deve custar no mercado uma média de R$ 10.

 



.......................................................................................................................................................................................................................



UNEB INSCREVE PARA CURSO DE MASSOTERAPIA SOCIAL
15/01/2018 09:23


 

O Grupo de Trabalho de Educação Física, GTEF, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNEB, está com inscrições abertas, até o próximo dia 19 de janeiro, para nova turma do curso de massoterapia social com ênfase em reflexologia podal.

Para garantir umas das 20 vagas disponibilizadas, os interessados devem se inscrever na sede do Gtef, no Campus I da universidade, em Salvador, das 8h às 12h e das 14h às 18h. As aulas serão ministradas de 20 a 24 de janeiro de 2018. Maiores informações: Gtef – tel.  (71) 98724-0184



.......................................................................................................................................................................................................................



PESQUISADOR DA UFRB É PREMIADO EM FESTIVAL DE FILMES ARQUEOLÓGICOS DO RECIFE
12/01/2018 10:35


 

O professor e pesquisador Henry Luydy Abraham Fernandes, do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), foi premiado, em primeiro lugar, no 1º Festival de Filmes Arqueológicos do Recife (I FEFILArq), como co-diretor do documentário “Piragiba: escavacando uma história”.

A premiação do documentário de Fernandes foi simbólica, correspondendo ao valor de R$ 1.500,00. O segundo colocado foi o vídeo “Onde for sítio, há sítios” e o terceiro lugar ficou para “Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres de Maranguape”.

O documentário de Fernandes retrata que por volta dos anos de 1970, uma grande cheia do riacho que passa pela vila de Piragiba fez surgir uma imensa quantidade de urnas funerárias indígenas antigas. Em 1992, uma equipe de arqueólogos da Universidade Federal da Bahia foi acionada para examinar os achados.

Surgiram daí descobertas sobre a história da vila, sobre as antigas ocupações humanas na região, bem como sobre o cotidiano dos moradores de Piragiba. A proximidade dos trabalhos arqueológicos com o cotidiano da vila foi um dos desafios da pesquisa e um dos principais elementos da descoberta.
 



.......................................................................................................................................................................................................................



UFBA DIVULGA PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO ATRAVÉS DO SISU 2018
12/01/2018 09:35


 

A Universidade Federal da Bahia, UFBA, divulga edital para o processo seletivo 2018 para acesso aos seus cursos de graduação por meio da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada, SiSU, do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Em 2018.1 serão oferecidas 4.514 vagas em 89 opções de curso. O total de vagas de cada curso/opção, por turno/opção, por semestre, em cada modalidade, constará do Anexo Complementar I – Quadro de Vagas, e do Termo de Adesão ao SISU, divulgados no sítio oficial: www.ingresso.ufba.br.

Para participar, os candidatos devem se inscrever no SiSU entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro. O resultado da chamada única está previsto para o dia 02 de fevereiro. A Matrícula dos candidatos selecionados na chamada única será nos dias 05/02, 06/02 e 07/02. Já a manifestação de interesse em participar da lista de espera deverá ser realizada no período de 02/02 a 07/02.



.......................................................................................................................................................................................................................



CLÍNICA AMO INVESTIMENTE EM NOVAS TECNOLOGIAS EM SALVADOR
11/01/2018 14:43
 

 

Com a chegada do ano novo, a Clínica AMO - Assistência Multidisciplinar em Oncologia completa 24 anos de existência. Neste tempo, foram mais de 300 mil pacientes atendidos, Acreditação ONA nível III e novas unidades. "Estamos celebrando 24 anos de AMO. Muitas histórias bonitas, conquistas, lutas travadas com dedicação e respeito à vida. A instituição cresceu e ampliou significativamente seu espectro de atuação, não só geograficamente como também de forma longitudinal, atuando em prevenção, diagnóstico, tratamento e pesquisa clínica.

Hoje em 09 sedes contamos com mais de 200 médicos e com algumas centenas de colaboradores", conta Dr. Carlos Sampaio, oncologista e presidente da Clínica AMO. A AMO conta com mais de 20 especialidades médicas que se articulam de forma segmentada. A Instituição acolhe o paciente de forma integral e humanizada, promovendo uma atenção multidisciplinar. A empresa trouxe, no último ano, mais 50 novos profissionais para equipe e ampliou sua presença no Estado. Agora, além das unidades em Salvador (Rio Vermelho, Itaigara, Hospital da Bahia), Santo Antônio de Jesus, Ilhéus, a AMO começa a coordenar o serviço de oncologia do Hospital Aeroporto, em Lauro de Freitas.
 
Este ano, a Clínica continuará expandindo seus serviços e investindo mais em novas tecnologias, como a mamografia com tomossíntese, ultrassonografia geral, Fibroscan, Função Pulmonar já são feitos na Clínica, tornando completo o cuidado, além do diagnóstico eficaz de cada paciente. Uma das principais novidades para esse ano é o Centro de Diagnóstico por Imagem, que ocupará o antigo imóvel da Churrascaria Fogo de Chão no Rio Vermelho, além da ampliação da unidade no mesmo bairro, para mais dois casarões na Rua João Gomes.


 



.......................................................................................................................................................................................................................



BAIANO CRIA PRIMEIRO JOGO BRASILEIRO DO NINTENDO SWITCH
11/01/2018 09:00


 

O baiano Daniel Nascimento, fundador e CEO do estúdio Bitten Toast Games, no Canadá, é responsável pela criação do ‘Rocket Fist’, primeiro jogo brasileiro a ser lançado no Nintendo Switch. Daniel também lançou games como ‘What The Box?’ e ‘Spacecats With Lasers’.

Colocado à disposição dos gamers primeiramente no steam (maior plataforma de venda de jogos de computador), o ‘Rocket Fist’ foi feito sob medida para o novo console. A proposta do game é simples: um robô é tido como defeituoso na linha de montagem e acaba sendo descartado por ter um “vírus”. Ele tem de lutar para sobreviver e, para isso, arremessar seu punho contra os inimigos, tal como um foguete.

No Canadá desde 2011, o publicitário foi estudar Animação 3D e Efeitos Visuais na Vancouver Film School, e mestrado em Mídias Digitais, pelo Centre for Digital Media. Daniel Nascimento também ministra palestras e workshops sobre realidade virtual pelo Canadá através da Academy of VR, em Vancouver, Edmonton, Calgary e Toronto, assim como Workshops e Talks também em diversas universidades canadenses.



.......................................................................................................................................................................................................................



PUBLICADO DECRETO QUE REGULAMENTA A REPOSIÇÃO FLORESTAL
11/01/2018 08:47


 

O Decreto nº 18.140, que regulamenta a reposição florestal no âmbito estadual, prevê que as cooperativas e as associações de fomento florestal estarão aptas a realizar atividades relacionadas ao fomento florestal no Estado quando cadastradas no órgão ambiental competente, no caso, o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O responsável por explorar vegetação nativa, sem autorização ou em desconformidade, fica também obrigado a efetuar a reposição florestal.

O Decreto ainda prevê que, para fins do benefício de desoneração do cumprimento da reposição florestal pelo detentor da autorização de supressão de vegetação nativa, a destinação para consumo da matéria-prima florestal extraída deverá ser comprovada dentro do período vigente da autorização de supressão. Não havendo comprovação, a reposição florestal deverá ser cumprida pelo detentor da autorização.

A publicação apresenta as formas de cumprimento da Reposição Florestal para os detentores de Autorização de Supressão de Vegetação (ASV), consumidores de matéria-prima florestal e infratores que não possuem autorização para suprimir vegetação. O documento altera os dispositivos do decreto estadual nº 15.180/2014, que regulariza a gestão das florestas e das demais formas de vegetação na Bahia.



.......................................................................................................................................................................................................................



CONSTRUTORAS INVESTEM EM NOVOS IMÓVEIS EM PRAIA DO FORTE
10/01/2018 10:13

 


A MGA-E Empreendimentos lança neste sábado, 13, o Residencial Alto da Constância em Praia do Forte. O condomínio, com vista mar, está situado na Rua Ladeira do Castelo Garcia D’Ávila, dentro da Mata Atlântica, com privilégios e facilidades de estar localizado próximo de supermercado e da delegacia da cidade.

O investimento foi da ordem de R$ 12 milhões, que resultará em 90 empregos diretos. Com VGV de R$ 16 milhões, a base arquitetônica do condomínio é assinada por José Marcelino.
“Enxergamos um novo cenário na economia do Brasil e entendemos que é importante investir e elevar a produtividade sempre”, avalia o diretor comercial, Gustavo Saback.

O condomínio Alto da Constância terá 27 (vinte e sete) casas de 195 m² (cento e noventa e cinco metros quadrados) com opção de 03 ou 04 suítes e 03 vagas de garagem por unidade autônoma e contemplará qualidade ambiental, beleza arquitetônica, aprazibilidade, privacidade e segurança, com sistemas de distribuição de energia elétrica, gás, água, esgoto e rede de comunicação subterrânea.

A área comum do residencial contemplará também guarita de segurança, bar, salão de festas, salão de jogos, salão de ginástica, sanitários, piscina com deck e piscina infantil, acesso para carrinho elétrico do estacionamento até as casas, cerca do condomínio em eucalipto tratado e área de apoio.


 



.......................................................................................................................................................................................................................



MÊS DE JANEIRO TERÁ 20 ESCALAS DE TRANSATLANTICOS NA BAHIA
10/01/2018 09:35



 

O Porto de Salvador estima que para janeiro sejam recebidos 14 escalas de transatlânticos. Somente no primeiro mês do ano deve trazer até cerca de 39 mil turistas nacionais e estrangeiros para a capital baiana, a bordo de luxuosos navios de cruzeiros. As informações são do site Bahia de Valor.

Ainda segundo o site o sul do Estado, o turismo recebe um incremento a mais a partir da chegada de visitantes pelo Porto de Ilhéus. No total, seis escalas são esperadas para a unidade portuária neste mês, quando devem desembarcar em torno de 23 mil visitantes.
Na Bahia, a temporada 2017/2018 de cruzeiros segue até o dia 10 de abril, com 71 escalas programadas para os Portos de Salvador e Ilhéus, em embarcações que comportam até quase 220 mil passageiros.



.......................................................................................................................................................................................................................



INVESTIMENTOS DO GOVERNO BAIANO SOMAM R$ 2,65 BILHÕES EM 2017
10/01/2018 08:42


 

O governo do Estado investiu em 2017 um total de R$ 2,65 bilhões em obras, em áreas como infraestrutura rodoviária, hídrica e urbana, mobilidade, saúde, educação e segurança.

O investimento teria sido ainda maior se o empréstimo de R$ 600 milhões do Banco do Brasil, cujo contrato foi assinado em agosto, tivesse sido liberado a tempo, lembra o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório. Transferidos para o Estado apenas no dia 28 de dezembro, os recursos do empréstimo serão investidos em 2018.

O secretário ressalta que, mesmo com o cenário de estagnação da economia, todo o trabalho empreendido para manter o equilíbrio fiscal surtiu resultado: de acordo com a área financeira da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), recursos próprios (R$ 1,3 bilhão) e saldos de operações de crédito contraídas pelo Estado (R$ 505 milhões) predominaram amplamente entre as fontes de recursos para os investimentos realizados, somando R$ 1,8 bilhão.



.......................................................................................................................................................................................................................



UNIVERSIDADE LANÇA EDITAIS COM OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO DE PROJETOS
09/01/2018 12:11


 

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, através da Assessoria na Gestão de Projetos e Convênios Institucionais (Agespi) lança a relação de editais com oportunidades de financiamento para projetos.

A lista abarca diferentes órgãos financiadores, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Para mais informações, entre em contato com a Agespi por meio dos telefones (77) 3425-9304 ou (77) 3425-9399



.......................................................................................................................................................................................................................




Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 709/710 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3565 - 2888