COLUNISTAS
 

ADARY OLIVEIRA - MAIS UM GOLPE CONTRA O NORDESTE
LUCAS LEAL - A SEMANA NA BOLSA - REPIQUE DE ALTA
ARMANDO AVENA - O MINISTRO DA FAZENDA EM SALVADOR


BUSCA
 



ENTREVISTAS
 


PRESIDENTE DO SEBRAE - GUILHERME AFIF DOMINGOS


SEU INVESTIMENTO
 


BITCOIN VOLTA A QUEBRAR RECORDE E ACUMULA VALORIZAÇÃO DE 1000% EM 12 MESES




FRASE DO DIA
 


“Eu sou o PRC – Partido de Rui Costa. Minha bandeira é a bandeira do governador. Se o partido que faço parte aderir o projeto antagônico, devo sair e procurar outra sigla”

Zé Trindade (PSL)
Vereador 









NOTÍCIAS - BAHIA INVEST
 
ABRAPA PROPÕE ESTUDO DE EMBARQUES DE ALGODÃO PELO N/NE
22/11/2017 10:37


Exportar parte do algodão produzido no Brasil pelos portos do Norte e do Nordeste do país pode ser a alternativa para diminuir a pressão sobre o Porto de Santos, e, consequentemente, os atrasos no embarque da pluma brasileira, agravados no ciclo 2016/2017 pela falta de contêineres e de caminhões no período de pico da safra. A solução foi apresentada na terça-feira (21/11), pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), durante a 57a Reunião Ordinária da Câmara Temática de Infraestrutura e logística (CTLOG) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizada na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.
 
A proposta foi detalhada pelo vice-presidente da Abrapa, Júlio Cézar Busato, que preside a Câmara Temática de Insumos da Agropecuária (CTIA), na qual o assunto já vem sendo estudado. A ideia é que as duas câmaras, e também a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Algodão e Derivados, trabalhem em conjunto para encontrar uma resposta para o problema. 
 
Segundo Busato, a alternativa mais viável é criar novas rotas, com frequência regular, nos portos das regiões Norte e Nordeste do país, e relocar para estes a produção do chamado Matopiba, acrônimo referente às áreas agrícolas de cerrado nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí, e Bahia, sendo esta última o segundo maior produtor de algodão do Brasil. De acordo com Júlio Busato, que também é presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), o estado vem fazendo alguns embarques pelo Porto de Salvador, e a associação estadual intensificou as conversas com o Grupo Wilson Sons, operador do Terminal de Contêineres do Porto de Salvador (Tecon).
 
"Hoje, de 1,8 milhão de toneladas de pluma que o Brasil exporta, em torno de 800 mil toneladas abastecem o mercado interno e o restante é exportado, principalmente, para a região sudeste da Ásia. Não há expectativa de um aumento considerável do consumo no mercado interno. Então, para o setor algodoeiro nacional crescer, é imperativo exportar. Mas o comprador quer ter segurança de que terá o algodão na hora e no lugar certos", explica Busato. Atualmente, 90% do algodão brasileiro saem pelo Porto de Santos.
 



.......................................................................................................................................................................................................................



APLICATIVO TORNA MAIS ÁGIL O ACOMPANHAMENTO DE IMÓVEIS PÚBLICOS
22/11/2017 10:01

  

Uma nova ferramenta tecnológica vai conceder mais agilidade e praticidade para o acompanhamento de imóveis públicos do Estado. O aplicativo de celular Simov Mobile será apresentado durante o II Encontro de Gestão de Imóveis do Estado da Bahia, no auditório do Centro de Operações e Inteligência 2 de Julho, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
 
À disposição a partir do dia 1 de dezembro, o novo APP vai possibilitar que os imóveis públicos sejam vistoriados utilizando apenas um celular ou um tablet. As vistorias têm a finalidade de fiscalizar e acompanhar a situação de conservação e de utilização de casas, prédios, terrenos e outros bens pertencentes ao Estado.
 
O aplicativo é a versão móbile do Sistema de Controle de Bens Imóveis (Simov), programa web que faz o controle físico e financeiro dos bens pertencentes ao estado, através do cadastro, atualização e manutenção das informações.  O novo APP permite que os agentes enviem fotos, documentação e relatório de imóveis públicos para o banco de dados do Simov.
 
Atualmente, para fazer a vistoria, o servidor se desloca até o imóvel, fotografa o bem público com uma câmera, preenche um relatório de vistoria em papel e recolhe documentação do bem público. Apenas depois de voltar para a repartição, as informações e as fotos são transferidas para o sistema Simov, através de um computador.

 



.......................................................................................................................................................................................................................



CARAVANA DE NEGÓCIOS DA DESENBAHIA VAI À CHAPADA DIAMANTINA
21/11/2017 12:34

 
Nesta quarta-feira (22), dirigentes da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) chegam a Irecê, com planos de fomentar negócios de diversos segmentos na região da Chapada Diamantina. À noite, a missão integrada pelo presidente da agência, Otto Alencar Filho, pelo diretor de negócios, Francisco Miranda, pelo gerente comercial Marko Svec e pela gerente de negócios da Região Central, Greisielle Andrade, se reúne com lideranças empresariais.
 
Já na quinta (23), a Caravana de Negócios visita clínicas médicas em Seabra e segue para Piatã, com atenção voltada para o polo cafeeiro. Na sexta (24), a missão se desloca para Mucugê e depois para Andaraí.
 
Segundo o presidente da Desenbahia, Otto Alencar Filho, a Caravana de Negócios se insere na política de interiorização do crédito do Governo do Estado. “Quando o governo, através da Desenbahia, aprova créditos para uma empresa adquirir equipamento, ampliar sua estrutura e expandir a atividade, está estimulando o crescimento, gerando emprego e renda e riqueza”.
 
Em Piatã e Mucugê, a Desenbahia pretende visitar fazendas de café, com o objetivo de beneficiar, por meio do Funcafé, produtores com custeio, incluindo plantio, poda, adubação, colheita e até mesmo capital de giro para indústrias de transformação, como torrefação e fábrica de café solúvel, com participação inclusive de cooperativas.

 



.......................................................................................................................................................................................................................



NOVA REDE DE HOTÉIS PLANEJA CONSTRUIR CINCO NOVAS UNIDADES NA BAHIA
21/11/2017 07:27


 
A rede de hotéis Selina está iniciando sua operação no Brasil e planeja abrir cinco unidades na Bahia, especificamente em Salvador, Morro de são Paulo, Trancoso, Porto Seguro e Itacaré. Para garantir a inauguração da primeira unidade ainda em 2018, o grupo está atuando no momento em duas frentes.

Segundo a coluna “Só se vê na Bahia”, a primeira é a formação de seu time de líderes, que são as pessoas que vão comandar a operação de seus hotéis. A segunda é a identificação das propriedades que vão abrigar as suas unidades. Idealmente, o grupo procura hotéis independentes de baixo desempenho para alugar por longo prazo. 

Com o contrato firmado, artistas, designers, decoradores e engenheiros vão levar aos imóveis os conceitos e a identidade do Selina. A terceira etapa é dar início à operação propriamente dita com a aplicação do modelo de negócios desenvolvido pela rede.  Segundo a empresa, o investimento feito em cada unidade gira em torno de R$ 3 milhões e a expectativa é a de criar 200 empregos diretos na fase de operação.

Além da Bahia, a rede vai instalar unidades no Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Santa Catarina e Rio Grande do Norte. Os investimentos no Brasil fazem parte do plano de expansão do grupo, que atualmente tem 13 propriedades em  operação no Panamá, Colômbia e Costa Rica. A meta é que até o final de 2021 a bandeira esteja presente também no Brasil, México, EUA (Miami), Equador, Jamaica, Peru, Argentina e Chile, abrindo um total de 70 mil novos leitos.
 

 



.......................................................................................................................................................................................................................



SECTI REALIZA HACKATHON SOBRE AGRICULTURA FAMILIAR
20/11/2017 18:34

 

 

 
As Secretarias da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e de Desenvolvimento Rural (SDR) levam para a 30ª Fenagro a edição inédita do ‘Hackathon Desafios Bahia’, no Parque de Exposições de Salvador. Entre os dias 1 e 2 de dezembro, na programação da VIII Feira Baiana de Agricultura Familiar, a maratona de tecnologia e inovação vai reunir estudantes e jovens de toda a Bahia com um único objetivo: criar soluções inovadoras por meio de tecnologias digitais voltadas para a Agricultura Familiar.
 
Os participantes terão 30 horas para solucionar uma problemática, ajudando na qualificação de políticas públicas executadas pelo Governo do Estado, por meio de uma parceria entre as pastas. O secretário da CT&I, Vivaldo Mendonça, espera que as soluções tecnológicas propostas pelas duas agendas atendam uma demanda real da sociedade.

“A Secti está interligada com todas as áreas de atuação e os resultados sinérgicos dessa integração com a agricultura familiar atendem uma ação prioritária de Governo, que sempre busca soluções sustentáveis e renováveis em beneficio da sociedade”, disse o secretário.
 
Os times já foram formados com estudantes de universidades de pesquisa referências no estado: Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), Universidade Salvador (Unifacs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Senai Cimatec.

 



.......................................................................................................................................................................................................................



INVESTIMENTOS ENTRE SALVADOR E ESPANHA SÃO TRATADOS EM ENCONTRO
20/11/2017 16:52

 
Os cenários econômicos e culturais de Salvador e Espanha, assim como os interesses comuns entre as duas localidades, foram abordados durante encontro entre o prefeito ACM Neto e o ministro-chefe do Gabinete de Governo espanhol, Jorge Moragas. O evento ocorreu no Palácio de Moncloa, sede da Presidência localizada em Madrid, nesta segunda-feira (20), e faz parte da missão especial da capital baiana na Península Ibérica.
 
Na ocasião, foi tratada a agenda Brasil x Espanha, com foco em Salvador e nas possibilidades de investimentos a serem feitos na cidade. Nos últimos quatro anos, a capital tem se tornado cada vez mais atrativa a partir de diversas ações promovidas pela administração municipal, a exemplo das requalificações urbanas e do megaprograma Salvador 360.
 
A agenda prossegue nesta segunda-feira com uma apresentação, pelo prefeito ACM Neto, das ações realizadas em Salvador no evento “Brasil Sustentável – Ecoturismo y turismo de aventura”, na Embaixada do Brasil em Madrid. Estarão presentes cerca de 100 operadores e agentes de viagem internacional da Espanha, empresários, representantes governamentais, jornalistas e influenciadores.

 



.......................................................................................................................................................................................................................



FEIRA DE ARTESANATO DA BAHIA MOVIMENTA PALACETE DAS ARTES
20/11/2017 14:40

 

Após o grande sucesso nas edições de setembro e outubro, a Feira de Artesanato da Bahia, que integra as celebrações do Novembro Negro, continuará na área externa do Palacete das Artes esta semana, com novos horários. Na sexta feira, das 14 às 20h, e no sábado e domingo, das 13 às 20h. Realizada pela Secretaria do trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre), por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato, o evento acontece, mensalmente, até março de 2018.
 
Nesta edição, apresenta uma riquíssima mostra da diversidade da produção artesanal da Bahia, contemplando as vertentes que dialogam com as matrizes africanas, integrando dessa maneira, as comemorações do mês da Consciência Negra. Na ocasião, o público poderá dialogar com representantes de comunidades quilombolas e povos de terreiro, promovendo uma interação histórica e cultural. O público vai encontrar uma variedade criativa que inclui a cerâmica de Maragogipinho, as bonecas negras de Guanambi, a palha do Quilombo Jatimane, os instrumentos musicais de Salvador, além de tecelagem, biojoias, rendas e esculturas em ferro e madeira. Haverá também apresentações musicais de Graça Onasilê e Cilene Tunaut, oficinas de percussão e desfile de moda étnica.
 
Para a secretária estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana, a feira ajuda a suprir uma das principais dificuldades dos artesãos, que é o escoamento da produção. “Além da comercialização direta entre o artesão e o cliente, o que resulta num preço mais em conta do produto, existe a possibilidade de encomendas por parte do empresariado que visita a feira”.

 



.......................................................................................................................................................................................................................



OI INVESTE R$ 168,2 MILHÕES NA BAHIA DE JANEIRO A SETEMBRO DESSE ANO
20/11/2017 14:04

 

 

 
A Oi investiu R$ 168,2 milhões na Bahia, de janeiro a setembro desse ano, o que representa um crescimento de 17% em comparação ao mesmo período do ano passado. No Brasil, o total de investimentos atingiu R$ 3,8 bilhões, com crescimento de 11,6% no mesmo período. A companhia implantou no estado 51 novos sites de telefonia móvel e ampliou e modernizou mais 241 sites.

Mais de 9,5 mil portas de banda larga foram instaladas para o atendimento aos clientes que querem usufruir do serviço de internet da companhia. A operadora está priorizando a modernização da infraestrutura e expansão da capacidade da rede, a realização de ações preventivas com aumento de produtividade e a digitalização para oferecer uma melhor experiência aos clientes.

A Oi oferece cobertura 4G nas cidades de Salvador, Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Candeias, Cruz das Almas, Dias d'Avila, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Itaquara, Jaguaquara, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santo Amaro, Sao Gonçalo dos Campos, Simoes Filho, Teixeira de Freitas e Vitoria da Conquista (24).

 



.......................................................................................................................................................................................................................



SALVADOR É UMA DAS ESCOLHIDAS EM COMPETIÇÃO MUNDIAL DE CIDADES SUSTENTÁVEIS
17/11/2017 10:28

 

A cidade de Salvador foi convocada para participar da primeira edição do "Reinventing Cities" (Cidades Reinventadas), uma competição global que estimula empreendimentos sustentáveis e inovadores nos centros urbanos. Em todo o planeta, apenas 15 municípios foram escolhidos para participar da disputa, que começou nessa quinta-feira (16).
 
Além da capital baiana, estão na disputa as cidades de Auckland (Nova Zelândia), Cidade do Cabo (África do Sul), Chicago (EUA), Houston (EUA), Lima (Peru), Madrid (Espanha), Cidade do México (México), Milão (Itália), Oslo (Noruega), Paris (França), Quito (Equador), Reykjavik (Islândia), Rio de Janeiro (Brasil) e San Francisco (EUA). Cada um dos locais definiu espaços públicos subutilizados que possam ser desenvolvidos em estruturas mais sustentáveis e resilientes.
 
“O Reinventing se integra a um conjunto de ações que a Prefeitura tem desenvolvido para internacionalizar nossa cidade. O concurso possibilitará ideias inovadoras e sustentáveis para áreas da cidade com potenciais transformadores”, destaca André Fraga, secretário municipal da Cidade Sustentável e Inovação (Secis).
 
Durante a competição, as cidades escolhidas devem convidar arquitetos, construtoras, ambientalistas, grupos comunitários, inovadores e artistas para colaborar com o projeto. Por isso, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secis, está convocando os setores públicos e privados para que trabalhem juntos, a fim de identificar novas soluções e deixar a cidade ainda mais preparada para o futuro. Os municípios finalistas serão escolhidos em junho de 2018.

 



.......................................................................................................................................................................................................................



EDITAL VISA REALIZAÇÃO DE NAUFRÁGIOS ARTIFICIAIS NA BAÍA DE TODOS-OS-SANTOS
17/11/2017 10:09


Em pouco tempo, Salvador deve retornar ao posto de capital nacional dos naufrágios. Isso porque a Secretaria de Turismo do estado da Bahia (Setur) publicou um edital para contratação de estudos que apontem localizações propícias para realização de naufrágio artificial de embarcações na Baía de Todos-os-Santos.
 
A iniciativa visa incentivar o desenvolvimento do turismo náutico, ampliando a oferta de atrativos aos turistas, com fomento ao segmento do turismo de mergulho ou subaquático. O chamado afundamento assistido de embarcação possibilita a formação de recifes artificiais, que favorecem o habitat e se convertem em atividade turística para visitantes, mergulhadores profissionais e estudiosos do ambiente marinho. A atividade contribui diretamente para o desenvolvimento do ecoturismo, servindo de instrumento para diversificação dos serviços turísticos capazes de fortalecer a economia baiana. 
 
De acordo com a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens Bahia (Abav-BA), Ângela Carvalho, os naufrágios serão grandes aliados para a retomada para o crescimento da economia na região da Baía de Todos-os-Santos.
 
"O turista, quando decide visitar uma cidade, ele já vem informado do que a região oferece de atividades. Então, disponibilizando mais um atrativo turístico para Salvador, a maioria dos setores tende a ganhar. Devemos saber que tem um público interessado nesse tipo de atividade", diz a presidente. (A Tarde)

 



.......................................................................................................................................................................................................................



RUI INAUGURA ESCRITÓRIO REGIONAL DO PRIMEIRO EMPREGO NO SAC DO INTERIOR
16/11/2017 19:58



 

Quem está se formando nos cursos técnicos e mora no extremo-sul da Bahia agora conta com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) para ingressar no Programa Primeiro Emprego, do Governo do Estado. Um escritório regional da Fundação Luís Eduardo Magalhães, instituição que faz o contrato com os jovens profissionais, foi inaugurada pelo governador Rui Costa na agência do SAC em Teixeira de Freitas.
 
Rui disse que a expectativa é que quatro mil jovens estejam contratados nos órgãos do Estado até o dia 31 de dezembro. "Eu criei o Programa Primeiro Emprego e aprovei a lei que não deixa brecha para que a escolha seja de indicação do governador nem de ninguém. Os jovens são escolhidos para serem encaminhados para as empresas ou para os órgãos do Estado pela média de nota que eles alcançaram nos três anos do segundo grau".
 
A presidente da Fundação Luís Eduardo Magalhães, Maria Quitéria Mendes, afirma que a ação tem o objetivo de interiorizar as oportunidades. "Para estar próximo desses jovens, seja com questões de documentação, de assinar carteira, na contratação ou no monitoramento destes profissionais, nós fizemos essa parceria e estamos instalando postos nas agências do SAC da Bahia".
 
Segundo ela, o posto de Teixeira de Freitas é o segundo a ser instalado. "O primeiro foi inaugurado em Juazeiro, os próximos serão em Irecê e Senhor do Bonfim. Vamos inaugurar também em Feira de Santana. Assim os jovens não precisam mais mandar documentos pelos Correios para Salvador, por exemplo".
 
Quitéria informa que para procurar o programa é preciso que os jovens tenham concluído o curso técnico e não tenham completado ainda um ano de carteira assinada na sua profissão. "Os alunos são convocados através do ranking das notas que eles alcançam. A gente tem uma perspectiva de contratar até 4.000 jovens atualmente 1,6 mil já estão contratados".
 
O governador Rui Costa também participou da inauguração de um frigorífico em Teixeira de Freitas, onde entregou três carros da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab). O frigorífico tem a capacidade instalada para abater até 40 mil frangos por dia e já emprega 100 funcionários. Rui propôs uma parceria para ajudar a fomentar produtores de frango para a região. "Evidente que um empreendimento desse tem a sua produção própria, mas os pequenos produtores da região podem também produzir frango e fornecer para empresa".



 


.......................................................................................................................................................................................................................



FRAGA E TRIGO ADVOGADOS APARECE ENTRE OS MAIS CITADOS DO BRASIL
16/11/2017 12:26

 
O escritório Fraga & Trigo Advogados apareceu com destaque na pesquisa da "Análise Advocacia 500", edição 2017. Em âmbito regional e nacional foram, ao todo, 12 menções.
 
A banca é a mais citada da Bahia e está entre as três mais do Nordeste brasileiro. Ao lado de Queiroz Cavalcanti e Trigueiro Fontes, recebeu o maior número de reconhecimentos na Pesquisa Nacional dos Escritórios Mais Admirados, do anuário Análise Advocacia 500, com 12 menções. A pesquisa é feita com os clientes dos serviços jurídicos em todo o Brasil.
 
No cenário nacional, foram oito menções. Entre elas está a de mais admirado ao escritório e a Pedro Andrade Trigo, no setor de concessões. Juçara Travassos Fraga ganhou destaque entre os advogados do setor de Seguros e José Manuel na área de Química e Petroquímica. Em âmbito regional não foi diferente: o Fraga e Trigo Advogados foi citado quatro vezes.

 



.......................................................................................................................................................................................................................



ADAB REFORÇA DEFESA AGROPECUÁRIA COM AQUISIÇÃO DE 44 VEÍCULOS NOVOS
16/11/2017 10:56

 

Ampliação e fortalecimento da defesa agropecuária em todo o território baiano. É assim que o Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vem atuando. A agência acaba de adquirir 44 veículos novos, que estão sendo distribuídos entre as coordenadorias regionais do órgão e a sede. Quatro foram entregues na semana passada, no município de Itaberaba, e outros três estarão à disposição nesta quinta-feira (16), em Teixeira de Freitas. Os outros veículos serão entregues na próxima quarta (22), às 8h, na sede da agência, em Salvador, pelos secretários estaduais de Relações Institucionais (Serin), Josias Gomes, e da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Victor Bonfim, e pelo diretor-geral da Adab, Paulo Cezar.
 
Parte dos veículos foi adquirida através de convênio e outros com recursos próprios. Do total, 43 carros são da marca/modelo Ford Ka e um Citroen Aircross. A meta é que o trabalho de defesa agropecuária e as ações preventivas e educativas sejam realizados com mais segurança e velocidade pelo corpo técnico da instituição.
 
Ao todo são 15 coordenadorias regionais. A diretoria-geral da Adab definiu, através de um plano de trabalho com as outras diretorias, os encaminhamentos desses veículos. “É como o governador Rui Costa tem dito: nada supera o trabalho. A nossa ideologia de trabalho é que a defesa agropecuária, realizada pela Adab, permaneça como referência mundial. E, para isso, temos que equipar a nossa agência. Seja com material físico, mas, principalmente, com a ampliação de um corpo técnico cada vez mais especializado. A entrega desses veículos gera resultados não só na fiscalização, mas em toda a cadeia produtiva”, ressaltou o diretor-geral da Adab, Paulo Cezar.
 
Os carros já estão plotados, emplacados e aguardam apenas trâmites internos para que sejam distribuídos entre as coordenadorias. A Adab é um órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri).

 



.......................................................................................................................................................................................................................



CURSO DE GESTORES DE LIGAS DE FUTEBOL BENEFICIA 30 MUNICÍPIOS
16/11/2017 08:32


A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), realiza nesta sexta-feira (17), no município de Barreiras (oeste), o Curso de Qualificação de Gestores de Ligas de Futebol, no Centro Cultural Rivelino Carvalho, a partir das 18h.
 
Este é o décimo sétimo território de identidade a receber o curso este ano. Durante esta etapa, trinta 30 municípios da Bacia do Rio Grande e do Velho Chico serão beneficiados com a qualificação, que tem o objetivo de dotar as entidades e os profissionais com estrutura compatível ao mercado do futebol amador e profissional.
 
A iniciativa benéfica ainda os municípios de Bom Jesus da Lapa, Barra, Brotas de Macaúbas, Carinhanha, Feira da Mata, Ibotirama, Igaporã, Malhada, Matina, Morpará, Muquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Riacho de Santana, Serra do Ramalho, Sítio do Mato, Angical, Baianópolis, Buritirama, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Riachão Das Neves, Santa Rita de Cassia, São Desidério e Wanderley.
 
A próxima edição será entre os dias 24 e 26 deste mês, no médio sudoeste da Bahia, em Itapetinga. Estão previstos mais cinco encontros nos municípios de Paramirim, Jaguaquara (centro sul), Eunápolis (extremo sul) e Juazeiro (norte). Programação está disponível no site da Sudesb.

 



.......................................................................................................................................................................................................................



PREFEITURA CERTIFICA MAIS TRÊS INSTITUIÇÕES COMO ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
14/11/2017 10:41

 
Mais três entidades estão certificadas como Organizações Sociais e poderão participar de certames para a gestão de atividades ou serviços públicos no âmbito municipal. Foram qualificados a Associação Obras Sociais de Irmã Dulce (AOSID), a Fundação Baiana de Medicina (FBM) e o Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral (NACPS), que a partir de agora estão aptas para concorrências públicas.
 
Assim, a Associação Obras Sociais de Irmã Dulce e a Fundação Baiana de Medicina estão aptas a concorrer na área da saúde. Já o Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral poderá atuar na educação. Em seis meses, a Secretaria Municipal de Gestão (Semge), por intermédio do Conselho de Gestão das Organizações Sociais (COGEOS), já certificou 10 entidades como Organizações Sociais.
 
Durante reunião do COGEOS, realizada na última semana, o secretário municipal de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, apresentou projeto para a transferência da gestão para Organizações Sociais (OS) das unidades de Pronto Atendimentos (PA) Alfredo Boreau – Boca do Rio – e Maria Conceição Imbassahy – Pau da Lima. O próximo encontro vai acontecer dia 14 de dezembro, quando será feito o balanço das ações do COGEOS em 2017. 

  



.......................................................................................................................................................................................................................



RUI ANUNCIA EDITAL PARA POLICLÍNICA E AMPLIAÇÃO DO HOSPITAL EM ESCADA
13/11/2017 08:02

 
Durante entrega de mais uma obra de contenção de encosta em Salvador neste domingo (12), desta vez no bairro de Pirajá, o governador Rui Costa anunciou a publicação de licitações para construção de uma policlínica no bairro de Escada e para a ampliação do Hospital João Batista Caribé, no bairro de Coutos.
 
“Vamos iniciar ainda esse ano a obra da policlínica aqui no subúrbio. E o Hospital João Batista Caribé não corresponde mais às necessidades da população, então, dentro de 15 dias vamos publicar a licitação para duplicar a capacidade de atendimento desse hospital, com instalação de novos equipamentos e transformando o João Batista Caribé num hospital de ensino vinculado a universidades”, afirmou.
 
Além de ampliar os investimentos em novos hospitais e policlínicas na capital baiana, o Governo do Estado tem garantido a regionalização da saúde. Na próxima sexta (17), Rui inaugura a primeira policlínica regional, em Teixeira de Freitas, que vai atender moradores de Itanhém, Medeiros Neto, Vereda, Lajedão, Ibirapuã, Caravelas, Posto da Mata, Nova Viçosa, Mucuri, Prado, Alcobaça, Itamaraju e Jucuruçu.
 
Até 22 de dezembro, outras três policlínicas em Jequié, Irecê e Guanambi, e dois hospitais regionais, em Ilhéus e Seabra, serão inaugurados no interior baiano.

 



.......................................................................................................................................................................................................................



LABORATÓRIO BAIANO APRESENTA NOVA PLATAFORMA DE COMBATE AO CANCÊR
10/11/2017 15:43



O Laboratório Studart & Studart, sediado em Salvador, está apresentando a comunidade médica baiana uma nova sistemática de combate ao câncer denominada plataforma de Sequenciamento de Nova Geração (NGS). A apresentação será no próximo dia 13 de novembro, em um jantar no restaurante Alfredo Di Roma, em Ondina.

A Tecnologia NGS possibilita a realização de tratamentos em medicina personalizada no combate direcionado a cada tipo de câncer, considerando a constituição genética do tumor. Dessa forma, também é possível monitorar o surgimento da doença para pessoas com síndromes de câncer hereditário.

A plataforma de Sequenciamento de Nova Geração (NGS) permite avaliar a presença de mutações somáticas (adquiridas ao longo da vida) ou mutações germinativas (herdadas do pai ou da mãe) para diversos tipos de câncer. 


.......................................................................................................................................................................................................................



BAHIATURSA FAZ RECEPTIVO PARA TURISTAS NO PORTO DE SALVADOR
10/11/2017 10:18

 

A Bahiatursa inicia no próximo dia 15 de novembro (quarta-feira), no Porto de Salvador, o receptivo especial da temporada de cruzeiros marítimos, que acontece até abril de 2018, com baianas tipicamente trajadas e atração musical que vai animar os passageiros do MSC Preziosa.
 
Está prevista para o período a chegada de mais de 220 mil turistas na capital baiana e no Porto de Ilhéus, de acordo com projeção da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), o que representa um aumento de 8% em relação ao mesmo período em 2016/17.
 
São 17 transatlânticos com capacidade para 151 mil passageiros que vão aportar em Salvador e 21 com 71 mil visitantes no Porto de Ilhéus. “Os visitantes alimentam a cadeia turística com despesa com guias, transporte, alimentação em restaurantes, movimentando a economia da cidade”, afirma o diretor de Operações Turísticas, Paulo Vital.
 
No dia 15, chega ao Porto de Salvador, às 9 horas, o MSC Preziosa, que tem capacidade para 4.300 passageiros, procedente de  Santa Cruz de Tenerife, na costa espanhola. Duas baianas tipicamente trajadas vão distribuir fitas do Senhor do Bonfim e o cantor Ed Bala, com sua fanfarra mágica, motivos circenses e músicas de antigos carnavais, será responsável pela animação.
 
Em novembro, estão previstos mais dois receptivos: no dia 20, quando chega a Salvador o MSC Poesia (3.223 passageiros)  e no dia 29 com as boas vindas aos ocupantes do MSC Música (3.013). O receptivo é realizado pela Bahiatursa por meio da Coordenação de Informações Turísticas e Atendimento da Diretoria de Operações Turísticas.

 



.......................................................................................................................................................................................................................



PGE PROMOVE MESA REDONDA SOBRE TERCEIRIZAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
10/11/2017 10:04

 


‘Terceirização na Administração Pública’ será o tema da mesa redonda que o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento (CEA) da Procuradoria Geral do Estado da Bahia realizará, no próximo dia 23, às 9h, no auditório Paulo Spínola, na sede da PGE, no Centro Administrativo. O evento é aberto para servidores públicos estaduais e estagiários de graduação e pós-graduação do órgão. Interessados em participar devem efetuar suas inscrições através do email cea.secretaria@pge.ba.gov.br .
 
A mesa redonda contará com a participação do procurador do trabalho Alberto Balazeiro, da juíza do trabalho Andréa Presas, da professora de Direito Administrativo Edite Mesquita Hupsel, do procurador do Estado Frederico Valverde e do presidente da Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas, Jorge Lima.
 
Durante o encontro os participantes abordarão as novidades e perspectivas que envolvem o tema que se encontra em constante discussão em varias esferas do direito, mais especificamente da gestão e fiscalização dos contratos firmados com empresas prestadoras de serviços ou fornecedoras de bens. Segundo a procuradora chefe do CEA , Alzemeri Martins Ribeiro de Britto, o objetivo do evento “é mostrar como a Administração Pública baiana está tratando o tema, além de proporcionar um importante debate acerca da nova legislação sobre Terceirização”.
 
 



.......................................................................................................................................................................................................................



AEROPORTO DE SALVADOR GANHA NOVO POSTO DE ATENDIMENTO AO TURISTA
09/11/2017 12:25


Às vésperas da alta estação, os turistas que chegam à Bahia pelo Aeroporto Internacional de Salvador têm agora à disposição um novo posto do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), instalado pela Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado (Bahiatursa). Maior e melhor estruturado que o anterior, e situado em local estratégico, no saguão de desembarque doméstico, o equipamento proporciona um receptivo especial aos visitantes.
 
No local, o turista recebe material informativo, como folheteria e mapas de Salvador, do Pelourinho/Centro Histórico e das 13 zonas turísticas do estado, atendimento em dois idiomas (inglês e espanhol), além do português, realizado pelos recepcionistas dos SATs.

Para o superintendente Diogo Medrado, a reestruturação do posto chega no momento certo, no período que precede o Verão. A Bahia, segundo o gestor, "se prepara para receber um maior número de turistas que vêm não apenas para conhecer as belezas naturais das nossas 13 zonas turísticas, mas a cultura, a arquitetura monumental de Salvador e das demais cidades históricas, além das festas populares, que chegam ao auge em fevereiro, com o Carnaval”.
 
De acordo com o diretor de Operações Turísticas, Paulo Vital, “com balcão de atendimento e ambiente agradável, o posto conta com um diferencial, possibilitando ampla visibilidade e fácil acesso para os turistas que buscam informações essenciais como detalhes sobre rede hoteleira, restaurantes, pontos turísticos, segurança e transporte”.

 



.......................................................................................................................................................................................................................




Rua Dr. José Peroba, 297, edf. Atlanta Empresarial, sala 709/710 - Stiep - Salvador CEP: 41.770 - 235 - Tel: 3565 - 2888